Categories: Papo de mulher

Projeto Resgate Sua Autoestima!

A Amanda já falou AQUI de forma clara sobre a autoestima, mas eu fiquei tão tocada com a chuva de e-mails que recebi depois do post sobre o Antes e Depois da minha mãe (post AQUI) que resolvi conversar um “bocadinho” com vocês sobre isso.

É na infância que as bases do amor próprio são construídas e infelizmente muitos pais e professores, talvez por ignorância mesmo, destroem qualquer possibilidade de auto amor e autoconfiança.

Digo ignorância porque a gente tende a reproduzir o que a gente viveu e aprendeu, e as vezes não nos damos conta do mal que isso nos causou e pode causar nas pessoas.

É comum vermos pais que criticam as crianças o tempo todo, inclusive na frente dos outros; que jamais elogiam, que jamais incentivam, que jamais mostram para seus filhos o valor que eles tem;  que descontem suas frustrações nos filhos, inclusive culpando-os de tudo de ruim que acontece em suas vidas; que rejeitem os filhos; que cobrem perfeição o tempo todo e os compare com outras pessoas, mostrando o quanto ela é inferior; que façam chantagens emocionais; que protejam em demasia, impedindo que a criança viva, experimente, aprenda e cresça.

Isso é um absurdo  e é devastador para a auto imagem, mas acontece com uma frequência assustadora, pois as crianças são indefesas, dependentes e não possuem meios de reagir.

Você é tudo isso e muito mais!

É comum que a criança que passou por esse tipo de situação prossiga com esse padrão por toda a vida e, muitas vezes, ache isso tão normal, já que foi a única experiência que teve, que aceite todo tipo de violência emocional, em todos os âmbitos de sua vida, simplesmente porque não acham, mesmo, que possuem valor, por que se acham inferiores e não merecedoras de amor, de respeito e de cuidado.

O resultado disso tudo são pessoas submissas, inseguras, com complexo de inferioridade, passivas ou, indo para o extremo, totalmente agressivas. O resultado, para ser mais clara, é dor, é vazio, é solidão, é tristeza, pois é impossível viver uma vida plena de alegria e significado se não aprendemos o básico do básico, que é amar e respeitar a nós mesmos.

O vazio que resulta na baixa estima provoca, muitas vezes, compulsão, já que a pessoa vai querer suprir aquele vazio de alguma forma, para se sentir importante, para sentir que tem valor.

Curar e sanar esse vazio pode ser um processo longo e complicado, mas o que eu quero propor é que nós todas, juntas, façamos algo para fortalecer a nossa autoestima.

Eu irei  procurar  todas as dicas possíveis, todos os tratamentos que existem e tudo que possa, de alguma forma, fortalecer e resgatar a auto estima, e gostaria muito que todas vocês colaborassem. Assim, se em determinado momento da vida vocês passaram por isso e usaram alguma coisa, um remédio, um floral, uma terapia, seja lá o que for, e obteve algum tipo de retorno positivo,  me enviem e-mail contando, para que a gente possa dividir isso e ajudar outras pessoas.

Vou colocar uns trechinhos do Osho falando sobre isso pra gente pensar um pouquinho, tá?

….A primeira amizade precisa ser consigo mesmo, mas muito raramente se encontra uma pessoa que seja amistosa consigo mesma.
…..Ensinaram-nos a condenar a nós mesmos. O amor-próprio foi considerado como um pecado. Não é.  Ele é a base de todos os outros amores, e é somente através dele que o amor altruísta é possível.  Como o amor-próprio foi condenado, todas as outras possibilidades de amor desapareceram.
Essa foi a estratégia muito ladina para destruir o amor. É como se você dissesse a uma árvore: “Não se alimente da terra, isso é pecado.  Não se alimente da lua, da chuva, do sol e das estrelas; isso é egoísmo. Seja altruísta, sirva outras árvores”.
Parece lógico, e esse é o perigo.  Parece lógico: se você deseja servir os outros, sacrifique-se; servir significa sacrificar-se.  Mas, se uma árvore se sacrificar, ela morrerá e não será capaz de servir nenhuma outra árvore;  de maneira nenhuma será capaz de existir.

…As pessoas vão dando um jeito de se arrastar, não têm raízes na existência – estão desenraizadas. Elas estão tentando prestar serviço aos outros e não podem, porque nem foram amistosas consigo mesmas.
…Eu não tenho nenhuma condenação, não crio nenhuma culpa em você. Eu não digo: “Isto é pecado”. Eu não digo que o amarei só quando você preencher certas condições. Eu o amo como você é, porque essa é a maneira que uma pessoa pode ser amada. Eu o aceito como você é, porque sei que esse é o único modo que você pode ser. É assim que o Todo (Deus) desejou que você fosse. É como o Todo destinou-o a ser. Relaxe e aceite-se e alegre-se – e então vem a transformação. Ela não vem através de esforços.  Ela vem pela aceitação de si mesmo com tal profundidade de amor e felicidade, que não há nenhuma condição, consciente, inconsciente, conhecida, desconhecida.

O amor é alquímico. Se você se amar, a sua parte feia desaparece, é absorvida, é transformada. A energia é liberada daquela forma. Todas as coisas chamadas de pecado simplesmente desaparecem.  Eu não digo que você tenha que mudá-las; você tem que amar o seu ser, e elas mudam. A mudança é um sub-produto, uma conseqüência. Ame-se. Esse deveria ser o mandamento fundamental. Ame-se. Tudo o mais se seguirá, mas este é o alicerce.

Beijos

Ju

@JuLopesL / julianalopes@patricinhaesperta.com.br 

ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Sobre o tempo
Falsidade
Compartilhar
Tags: Auto Estima
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. 👯 Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas 😘

Ver comentários

  • Olá, meninas

    Esse assunto me dói um pouquinho, mas vou compartilhar com vocês:
    Fui uma criança considerada superdotada (termo usado na época), mesmo assim nunca recebi estímulos por parte da minha família. O que sobrou da minha auto-estima, terminou sendo destruída na escola. Esse processo já está bem exemplificado neste post. Meu aleijamento mental foi tanto que me tornei uma adulta 'improdutiva'. Tive que procurar ajuda profissional por conta própria. Foram anos de tratamentos, os resultados demoraram mas vieram. Não recuperei a capacidade intelectual que tinha na infância, mas o que possuo já é o suficiente. Hoje estou bem, minha aparência física, jovialidade e alegria chega a causar inveja, embora não me considere bonita, apenas bem cuidada. O que mais me surpreende é que estou atraindo a atenção de rapazes jovens e belos, mesmo com os meus 35 anos! Enfim, auto-estima é tudo!

    Abraços

  • Estou achando ótimos os últimos posts, todos estão de acordo com o momento q estou vivendo e estão me ajudando muito,fico todos os dias torcendo pra recebe um email com um post novo, pra ler uma noca mensagem de animo e com ideias legais.muito obrigada a vocês equipe do blog.e espero que continuem sempre nos ajudando.

  • Me encaixo perfeitamente ao perfil descrito acima,faz uns dois meses já
    que procurei ajuda de um psicólogo,pretendo poder saborear a doce sabor que deve
    ter a auto-estima,que sempre foi algo que nunca tive em minha vida,tirando os (dias) QUE É UM POR ANO em que eu me sinta bem e competente(acho que sou bipolar).
    Tô me esforçando mas para min é algo extremamente dificíl,meu namorado acha besteira,minha mãe tbem mas se fosse tão fácil se aceitar eu não taria fazendo terapia intensiva:/ e para que tá de fora tudo é mais fácil,mas pra quem passa é uma muralha a ser derrubada apenas com um prego e um martelo.
    Espero um dia em parar de me destruir tanto mental,fisico e corporal
    e ficar de bem comigo mesma e me amar principalmente

Postagens recentes

8 Nutricionistas de Campinas Que Valem A Pena Você Seguir no Instagram

8 perfis de nutricionais para você seguir no Instagram Olá miosss amores, tudo bem? Primeiro, quero agradecer muitíssimo o carinho…

1 dia atrás

Quando Desistir de Descolorir?

Quando Desistir de Descolorir? Tem hora que não da né gente! O Cabelo está às mínguas de judiado, danificado ao…

1 dia atrás

Transport Benefícios, Como Usar, Quantas Calorias Queima

Amores, hoje vou falar pra vocês do transport (elíptico), quais seus benefícios, como usar e quantas calorias queima. Esse é…

4 dias atrás

O Melhor Exercício e Dicas Pré e Pós Treino

Olá miossss amores, tudo bem? Se você é minha leitora sabe que prometi fazer um registro diário do meu treino…

5 dias atrás

Meu Desafio de Emagrecimento: Dieta e Treino

Olá, MIOSSSS AMORESSSSSS!!! Tem alguém aí querendo emagrecer? Eu sei que já faz um bom tempo que eu deixei de…

6 dias atrás

Chega de Cabelo Curto Arrepiado nas pontas!

Cabelo Curto Arrepiado nas pontas Os cabelos curtos são tão quistos como forma e comprimento de cabelo, tanto quanto os…

1 semana atrás