Categories: Papo de mulher

Quando Um dos Pais Coloca o Filho Contra o Outro

Toda separação é difícil e gera traumas e problemas, mas isso pode ser muito mais grave quando o casal tem filhos.

O que acontece é que, independente dos motivos da separação, os dois lados tendem a ficar em um jogo de culpa por muito tempo, e o ressentimento acaba tomando conta de ambos e refletindo na parte mais fraca desse laço: nos filhos!

Sim, é cada vez mais comum que os casais se separem, é mais comum, aliás, do que eles ficarem juntos, mas isso não tem lá muita relação com a forma como as “partes” envolvidas no processo de separação tendem a lidar com os filhos. Porque é fato que adultos desequilibrados ou profundamente feridos tendem a usar o filho como “arma de guerra”, colocando-o contra  a outra “parte”, que pode ser o pai ou a mãe.

Na grande maioria dos casos, o pai que age dessa forma não tem muita noção do mal que está fazendo para o próprio filho, porque o alvo dele é o ex-parceiro e não o filho. Assim, ele não analisa o impacto que isso pode gerar na vida da criança, mas sim, o quanto pode atingir o ex. Por isso que falei, inicialmente, que isso tende a ser mais comum em pessoas que se desequilibram com o final dos relacionamento e, sejamos sinceros, quase todo mundo se desequilibra.

De modo geral, isso é mais comum de acontecer, ou com a parte que ficou com a guarda da criança, ou com a parte que, estando ou não com a guarda, se sente mais prejudicada, ou porque foi trocada, ou porque foi traída ou porque foi abandonada. Pior, os familiares das partes podem piorar bastante o quadro e envenenar a criança e também o adolescente, contra um dos pais. O correto seria que, numa separação, os filhos fossem preservados, mas é fato que sempre tem um que “envenena” as crianças, e isso inclui avós, tios e primos, por exemplo.

Sim, parece absurdo, mas é muito mais comum do que se imagina! E o que acontece em seguida é que a criança passa a ter pavor em relação a um dos pais, acreditando que ele não a ama, que não quer seu bem, que preferiu outra vida, outra família, que o abandonou, que “não presta” e por aí vai.

Assim, a criança ou adolescente passa a acreditar nisso e se afasta do pai/mãe, o que causa problemas graves para o desenvolvimento emocional deles.

É comum que, no processo de separação, o comportamento da criança mude, afinal, tudo aquilo é muito novo para ela, e o mundinho que ela tinha, todo estruturado, desaba, sendo que ela não tem a menor estrutura emocional, é claro, para lidar com isso. Contudo, se a criança começa a rejeitar um dos pais, a não querer ficar perto, a não querer a sua presença, é preciso investigar o que anda acontecendo, porque muito provavelmente a criança vem sendo envenenada em relação a um dos genitores.

 No próximo post (AQUI) a gente fala mais sobre como lidar com essa situação, tá?

Beijos

Ju Lopes

Quando Um dos Pais Coloca o Filho Contra o Outro
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Como Lidar Com a Alienação Parental?
Não Tenha Medo de Errar!
Compartilhar
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. 👯 Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas 😘

Postagens recentes

Transport Benefícios, Como Usar, Quantas Calorias Queima

Amores, hoje vou falar pra vocês do transport (elíptico), quais seus benefícios, como usar e quantas calorias queima. Esse é…

19 horas atrás

O Melhor Exercício e Dicas Pré e Pós Treino

Olá miossss amores, tudo bem? Se você é minha leitora sabe que prometi fazer um registro diário do meu treino…

2 dias atrás

Meu Desafio de Emagrecimento: Dieta e Treino

Olá, MIOSSSS AMORESSSSSS!!! Tem alguém aí querendo emagrecer? Eu sei que já faz um bom tempo que eu deixei de…

3 dias atrás

Chega de Cabelo Curto Arrepiado nas pontas!

Cabelo Curto Arrepiado nas pontas Os cabelos curtos são tão quistos como forma e comprimento de cabelo, tanto quanto os…

5 dias atrás

Tratamento de Cabelo Profissional Barato

Tratamento de Cabelo Profissional Barato Vocês querem conhecer alguns produtinhos mega baratos? Que são profissionais e tem toda aquela concentração…

1 semana atrás

Shampoos Para Cabelos Oleosos: Os Melhores

Cabelo oleoso é um problema, não é mesmo? Só quem sofre com oleosidade sabe como é difícil o dia a…

1 semana atrás