Assim como não ter filhos é uma opção, não casar também é.
É difícil falar sobre isso porque, culturalmente, somos programados para casar e quem sai dessa “rota” é apontado como emocionalmente instável, esquisito ou, pior ainda, fracassado.
Eu acho totalmente válido quando duas pessoas, maduras e conscientes do que estão fazendo, resolvem se casar.
Mas não vejo validade nenhuma em fazer disso uma obrigação.
Casar, no papel ou não, tem que ser feito porque a gente quer e não porque esperam que a gente queira.
Do mesmo jeito que tem gente que sonha com esse momento, tem pessoas que simplesmente não tem o menor interesse no assunto, e a gente tem que respeitar, porque não tem nada demais nisso.
Na verdade, não entendo porque a gente se incomoda tantooo com as escolhas alheias, como se isso nos dissesse respeito.
Ninguém tem que se encaixar no modelinho pré estabelecido socialmente se não quiser. Isso é uma escolha e a gente tem mesmo é que optar pelo que é melhor pra gente, mesmo que isso contrarie ou não faça sentido para outras pessoas.
O que não faz sentido, pra mim, é ver tanta gente defendendo essa obrigação de se casar quando uma pesquisa do IBGE revelou que somente entre 2 e 3% dos casamentos são felizes. Ou seja, 97% das pessoas, em média, mostram-se infelizes com o casamento e mesmo assim o defendem?
Mas a nossa função nessa vida não é ser feliz? Não é pra isso que a gente está aqui? Não é pra isso que a gente estuda, trabalha e se relaciona?
Isso é um absurdo…
E não, eu não estou querendo dizer que ninguém deve ser casar. O que eu estou querendo dizer é que o “se casar” não é uma obrigação e, mais ainda, não é garantia NENHUMA de felicidade.
E não, eu também não acredito que o casamento seja um sacramento. O amor pode ser um sacramento, o amor pode ser sagrado, mas não o casamento.
E não, casamento nem sempre é sinônimo de amor.
O intuito do post não é criar polêmica, é só mostrar que existem outras opções viáveis, outras escolhas possíveis e que não existe nada demais em não querer se casar.
Beijos
Ju
julianalopes@patricinhaesperta.com.br
https://www.facebook.com/JuLopesPE