Chá Mate: Cuida da Saúde e Emagrece!

Chá na medida certa faz bem e é um santo remédio, e existem  vários tipos que usamos desde criança, para inúmeras coisas, não é mesmo?

Quem nunca tomou ou deu para seu filho chá de erva doce, de camomila pra dar soninho, de boldo, de hortelã, e muitos outros? Acho que todo mundo já deu esse tipo de chá e já tomou também.

Eu adoro chá, sempre gostei e todo todos os dias, sobretudo os docinhos e gostosos, como cidreira e capim santo, mas ando revendo meus conceitos, já que alguns chás “amargos” e de gosto mais forte, são muito benéficos para o organismo.

Um exemplo disso é o chá mate, que é rico em cafeína e potencialmente estimulante. E não é só isso, pois o chá mate proporciona muitos benefícios para a saúde com um todo, coisa que vamos “destrinchar” já!

erva-mate

1- Reduz o Colesterol

Pesquisa feita recentemente na Universidade Federal de Santa Catarina comprovou que o consumo diário de três doses diárias de chá mate, sendo que cada dose tenha, em média, 300 ml, reduz o colesterol ruim em até 13%, além de aumentar o bom colesterol (HDL). Esse “poder” do  chá mate deriva das substâncias presentes na erva mate, como os alcaloides e os glicídeos, substâncias que interagem com ácidos biliares e ajudam a bloquear a absorção do colesterol, beneficiando o organismo como um todo.

2- Ele Protege o Coração!

O chá mate é amigo do coração, e isso é graças a presença de polifenóis, substâncias antioxidantes que evitam que a gordura se acumule nos vasos, o que, consequentemente, previne inflamações.

3- Ele Melhora a Digestão!

Como chá mate auxilia na liberação do suco digestivo, facilita a digestão dos alimentos.

 4- Ele é Antioxidante!

A erva mate possui uma substância chamada ácido clorogênico, que é um antioxidante que age influenciado alguns mecanismos corporais através da redução da oxidação celular. No mais, protege as células da ação dos radicais livres, o que significa que previne doenças e também o envelhecimento.

5- Ele é um Estimulante Cerebral!

O chá verde é rico em xantinas, substâncias que possuem ação bem semelhante à cafeína e que melhoram o desempenho do cérebro.

6- Ele Protege o Fígado!

Como ajuda na oxidação da gordura do fígado, evira o seu acúmulo, o que previne várias doenças e reduz os riscos de tantas outras, como a esteatose hepática, por exemplo.

7- Ele Auxilia no Emagrecimento!

O chá mate possui efeito termogênico, que ajuda a acelerar o metabolismo e a potencializar o gasto calórico. No mais, ajuda na queima da gordura, vez que tem ação lipolítica e também diurética, o que ajuda na eliminação de substâncias tóxicas retidas no organismo.

Como se vê, é um chá super benéfico, que atua praticamente em todo o organismo, ajudando, ainda, na difícil tarefa de promover o emagrecimento e a manutenção do peso.

O único cuidado é não exagerar na dose, sobretudo no período noturno, vez que ele é bastante estimulante e pode causar quadros de insônia.

Alguém aqui costuma tomar? Acho o gosto muito forte, mas os benefícios são tantos que ando me convencendo de que é uma boa ideia!

Beijos

Ju Lopes

Chá Mate: Cuida da Saúde e Emagrece!
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.