Pelo que ando vendo nos comentários aqui do blog e lá no meu Face, o calor que tem feito em grande parte do país tá deixando todo mundo irritado!
Muita gente relatou, também, muitos dos “sintomas” que tenho quando o sol está muito forte e o calor muito intenso.
Por isso, resolvi escrever um post sobre os cuidados que a gente precisa ter nesses casos para evitar problemas.
Eu, que sou catingueira mor, tenho intolerância ao calor e sofro horrores com isso, já tenho vários truquezinhos, lógico.
O primeiro “conselho”, que é o mais básico de todos, é beber muita água.
Manter o corpo hidratado é essencial e evita muitos problemas, então, ande com uma garrafinha de água “pra cima e pra baixo”, dia e noite!
Prefiram alimentos mais leves, de fácil digestão e, de preferência, geladinhos! É, comer feijoada num calor de 40º é implorar pra passar mal!
Esqueça as roupas quentes, de tecidos sintéticos e apertadas!
Roupas leves, soltinhas e de tecidos que permitam a pele respirar, são as mais indicadas.
Evite, sempre que possível, ficar sob o sol e mantenha distância de locais abafados e com muita gente.
O calor já é complicado, mas quando estamos em um local abafado, mal conseguimos respirar, e isso causa problemas como tonturas e desmaios. Melhor evitar, né?
Ande SEMPRE com água termal na bolsa!
Juro valendo que faz uma diferença enorme, porque refresca imediatamente, o que é um alívio.
Como água termal anda custando Dilmas demais, mandem manipular, porque sai bem mais barato e o efeito é tão bom quanto (palavra de quem usa!).
Não quer/pode investir nisso? Compre um borrifador, coloque água bem gelada e carregue na bolsa. Não faz o mesmo efeito, mas quebra o galho!
Pra quem pratica esporte, o cuidado deve ser redobrado, já que é muito mais fácil de desidratar, mas isso é assunto para o próximo post.
Beijos
Ju Lopes