Os Benefícios do Boldo

O chá do boldo não é a coisa mais saborosa do mundo, mas é um dos chás mais populares que existem devido a seus efeitos digestivos. É comum, pelo menos por aqui, que qualquer dorzinha na barriga seja “tratada” com boldo porque, como diz minha mãe,  “toma chá de boldo que passa”!

O boldo possui  ação hepatoprotetora, digestiva, aperitiva ( hum???), colerética e colagoga. Sua folha é altamente digestiva e estomáquica, por isso é útil em casos de dispepsias.

Os ativos presentes no boldo ( alcalóides como a boldina, flavonóides , boldoglucina, cânfora, colina, cumarina, eugenol, limonemo,  linalol, metil-eugenol, resina, reticulina, taninos, sitosterol, sais minerais, ácidos  orgânicos, glicídios e lipídeos) ativam a secreção salivar e gástrica.[

Já foi comprovado que, além da atividade hematoprotetora por redução da peroxidação lipídica, essa folha possui a capacidade de dobrar a secreção biliar e fluidificar a bile.

Especula-se que a boldina, alcalóide que compõe o boldo, possui propriedades hepatoprotetoras e coleréticas, embora desconfie-se que  os
glicosídeos flavônicos  exerçam uma ação sinérgica.

É indicado para disfunções hepatobiliares, perturbações digestivas, doenças do fígado, hepatites, cistites, colelitíase e  enxaquecas . Usa-se o boldo, também, como diurético e antiespasmódico.

O extrato seco pode se tomado em doses que vão de  100 a 500 mg por dia, enquanto que a versão em pó pode ser tomada em dosagens de 2 a 6 gramas.

Deve-se evitar doses maiores que as indicadas, sob pena de problemas renais. Em doses elevadas, o boldo apresenta ações  sedativa, anestésica,  e
hipnótica.

Ainda não se sabe ao certo quais reações adversas o boldo pode causar, mas sabe-se que deve-se evitá-lo na gravidez e na lactação, pois não existem estudos que comprovem sua segurança nesses períodos. Crianças menores de seis anos e  pacientes com doenças graves no fígado, bem como pacientes com problemas no sistema nervoso central e pacientes com problemas no sistema respiratório não devem fazer uso da substância.

Comprovou-se que em combinação com a genciana, a cáscara sagrada e o ruibarbo, o boldo leva a perda de apetite e trata constipação, flatulência e pruridos.

Para quem não tem um pezinho de boldo em casa, vale lançar mão de uma fórmula. Confiram a sugestão de fórmula para auxiliar na digestão:

Bromoprida ………………………. 8mg
Extrato Seco de Boldo ……………. 100mg
Pancreatina ………………………. 50mg
Simeticone ……………………….. 80mg
Excipiente qsp ………………….. 1cap

Beijos

Ju

@JuLopesL / julianalopes@patricinhaesperta.com.br

Os Benefícios do Boldo
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

2 Comments
  1. Oi Ju,

    tenho um pé de boldo no quintal lá de casa e é muito bom mesmo, mas gosto desses de saquinhos que vem na caixinha, são bem práticos.
    Bjo.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.