Categories: Saúde

Saiba Quando A Sua Imunidade Está Baixa!

A queda da imunidade pode causar problemas graves e é preciso saber identificar quando isso está acontecendo, pois é conhecendo as causas que podemos curar os problemas, não é mesmo?

A queda da imunidade pode ter origem genética, já que muitas pessoas já nascem com essa predisposição, mas pode também derivar de alguma situação que expõe o organismo a desequilíbrios, como má alimentação, uso de drogas, uso de álcool, estresse, doenças que causem perda proteica, quimioterapia, doenças crônicas, excesso de atividade física, repouso insuficiente e muitas outras.

Não há como, com um simples exame, detectar a baixa da imunidade, mas o exame clínico, necessário para analisar a persistência e recorrência de determinados sintomas, é a porta chave para a solicitação de exames específicos que podem, sim, chegar ao diagnóstico de imunidade deficiente.

De modo geral, quando a imunidade está baixa, o organismo manda diversos sinais, como sintomas e doenças que persistem e se repetem o tempo todo. Algumas doenças e sintomas são mais comuns quando as defesas do organismo estão em baixa, e é nelas que vocês precisam ficar de olho. É comum, nesses casos, o aparecimento de otites, herpes, gripes, resfriados, estomatites, abcessos, infecções fúngicas, virais ou bacterianas e amigdalite.

Otite

No caso da otite,  que é causada pelo acúmulo de líquidos no ouvido, a frequência que “liga o alarme da preocupação” é de oito ao ano.

Pneumonia

Muita gente tem pneumonia e sequer se dá conta, por isso é preciso conhecer os sintomas, que são: tosse com expectoração, febre alta, vômitos, falta de ar, dor no peito, dentre outros. Caso isso ocorra mais de duas vezes ao ano, é hora de conversar sério com um médico para ver a quantas anda a sua imunidade!

Estomatites ou monilíase

A estomatite é facilmente reconhecida pelas lesões na gengiva e na boca, enquanto que a monilíase é uma infecção fúngica que provoca pontos brancos escamosos na região bucal. Se o quadro persistir por mais de dois meses, procure um médico.

Furúnculos e Ectimas

A presença de furúnculos (abcessos, acúmulo de pus) repetidamente é preocupante, pois pode estar relacionada com a baixa imunidade, assim como a ectima, que é uma infecção bacteriana que atinge bastante as pernas e os pés.

Infecções Sistêmicas

Infecções podem ser muito perigosas, já que envolvem e comprometem todo o organismo, e a presença delas é sinal de que algo não vai bem.

Outras Doenças

A diarreia crônica, que atinge milhares de pessoas no país, pode estar relacionada com a imunodeficiência e não apenas com o mau funcionamento intestinal.

As doenças autoimunes são exemplos de doenças que fazem a imunidade cair, já que o corpo começa a produzir anticorpos contra ele mesmo.

É interessante, ainda, verificar o histórico familiar, pois a baixa imunidade pode ter causa genética. Então, se existem casos na família de baixa imunidade, é preciso ficar atento.

No próximo post tem dicas de alimentos que ajudam a turbinar a imunidade, como , por exemplo, a laranja, o kiwi, o pimentão verde, a couve, a acerola e as demais frutas cítricas, que são ricas em vitamina C, importante para a resistência orgânica.

Beijos

Ju Lopes

Saiba Quando A Sua Imunidade Está Baixa!
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Feijão: Tem Que Comer!
Para Viver Mais e Melhor!
Compartilhar
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. 👯 Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas 😘

Postagens recentes

O Melhor Exercício e Dicas Pré e Pós Treino

Olá miossss amores, tudo bem? Se você é minha leitora sabe que prometi fazer um registro diário do meu treino…

13 horas atrás

Meu Desafio de Emagrecimento: Dieta e Treino

Olá, MIOSSSS AMORESSSSSS!!! Tem alguém aí querendo emagrecer? Eu sei que já faz um bom tempo que eu deixei de…

2 dias atrás

Chega de Cabelo Curto Arrepiado nas pontas!

Cabelo Curto Arrepiado nas pontas Os cabelos curtos são tão quistos como forma e comprimento de cabelo, tanto quanto os…

4 dias atrás

Tratamento de Cabelo Profissional Barato

Tratamento de Cabelo Profissional Barato Vocês querem conhecer alguns produtinhos mega baratos? Que são profissionais e tem toda aquela concentração…

1 semana atrás

Shampoos Para Cabelos Oleosos: Os Melhores

Cabelo oleoso é um problema, não é mesmo? Só quem sofre com oleosidade sabe como é difícil o dia a…

1 semana atrás

Progressiva numa parte do Cabelo?

Progressiva numa parte do Cabelo? Aposto que já ouviu falar de progressiva na raiz ou no fundo do cabelo, já…

2 semanas atrás