Meninas, para chegar “onde eu quero”, para mostrar a importância de determinadas coisas no Reiki, eu preciso antes contar a história, para que vocês entendem mais facilmente alguns posicionamentos meus.
A origem do Reiki é desconhecida, mas sabe-se que é uma técnica que existe há milhares de anos e vivia restrita aos mosteiros budistas. Quem nos trouxe o Reiki foi Mikao Usui, um estudioso e missionário japonês que buscava entender as origens dos milagres e estudou em profundidade temas como medicina oriental, religião, ervas , artes marciais e psicologia budista.
A história nos conta que ele subiu no Monte Kuriyama para jejuar e meditar por 21 dias seguidos, sendo que no último dia uma luz branca desceu sobre ele fazendo com que ele perdesse os sentidos. Ao acordar, ele viu os símbolos dos Reiki em sânscrito e alcançou a iluminação.
Primeiro ele testou em si mesmo e depois em seus parentes mais próximos a energia eletromagnética que sentia. Tendo constatado que ela funcionava para muitos males, começou a ensinar o que havia recebido da divindade e a iniciar pessoas, já que no Oriente todas as técnicas de cura exigem uma iniciação.
Em 1922, Mikao Usui fundou a Sociedade de Cura Reiki Usui e estruturou o seu método em quatro níveis iniciais com intervalo entre cada um para que os iniciados pudessem ter seus canais de energia abertos e assentados.
Foram iniciados 20 Mestres em Reiki, quase todos de origem militar. Com o advento da Segunda Guerra Mundial e a derrota do Japão a estrutura da Sociedade de desfez, e não fosse pela Mestra Takata o Reiki teria desaparecido novamente.
Em 1923, após um grande terremoto no Japão, o Mestre Usui foi condecorado pelo Imperador Japonês por conta do seu trabalho social de assistência às vitimas do terremoto.
Após a morte do Mestre Usui, o Mestre Hayashi, que era médico da marinha japonesa, começou a treinar alunos de Reiki e fundou sua própria associação.
A Mestra Takata tornou-se a sucessora de Mestre Hayashi, e foi ela a grande responsável por trazer o Reiki para o ocidente. Ela era uma filha de imigrantes japoneses norte-americana.
Após a morte do seu marido, ela foi diagnosticada como portadora de tumores, apendicite, asma e pedra nos rins. Takata foi para o Japão depositar as cinzas do marido e decidiu operar. Instantes antes da cirurgia, em estado meditativo, ela ouviu uma voz que dizia que aquela cirurgia era denecessária. Relutante, ela perguntou ao cirurgião se existia alguma outra técnica que pudesse ser tentada, mas por conta da gravidade do caso e da avançada idade de Takata, o médico disse que ela tinha pouco tempo de vida, mas que ela poderia tentar o Reiki.
Levada para a clínica do Mestre Hayashi, ela foi tratada com o Reiki e decidiu aprender a técnica, coisa impossível na época, pois esses ensinamentos não eram transmitidos para mulheres. Mas o Mestre Hayashi decidiu treinar iniciar Takata, pois desejava que o Reiki fosse uma técnica ao alcance de todos.
A Mestra Takata iniciou 22 mestres de Reiki. Após seu falecimento, seus alunos fundaram a Reiki Alliance, que existe até hoje e propaga o Reiki exatamente como foi designado pela Mestra Takata.
Nem todos os mestres iniciados por Mestra Takata fazem parte da Reiki Alliance, sendo que alguns criaram suas própria fundações de Reiki, o que deu origem a muitas ramificações, que sofreram alterações diversas.
Essas alterações em alguns casos são positivas, mas na grande maioria das vezes gera uma proliferação indiscriminada de técnicas e informações que deturpam a verdadeira natureza do Reiki.
Esse Reiki misturado com inúmeras outras técnicas, que não seguem os preceitos que nortearam os ensinamentos de Usui e de Takata pra mim não é Reiki, mas vou explicar isso em um post específico, certo?
Beijos
Ju
@JuLopesL / [email protected]