Categories: Papo de mulher

Auto-ajuda funciona???

Oi meninas!

Eu sempre fui uma leitora ávida. Qualquer livro que caia em minhas mãos é rapidamente devorado e profundamente interpretado. É, adoro interpretar textos, livros, idéias, histórias e refletir sobre elas. Daí que, de uns tempos para cá, o mercado de livros tem se abarrotado de inúmeros títulos de auto-ajuda e eu, como comedora de livros, curiosa extrema e Psicóloga, procuro sempre incluir dois ou três livros do gênero na minha lista de leituras.

Mas a pergunta é: Será que funciona MESMO? Bom, a primeira coisa a se dizer é: DEPENDE.

É sempre bom lermos algo positivo, que te motiva e te dita as regras para alcançar alguma coisa, pois é tão mais fácil com a receita, com as regras, né? Na verdade, as ‘regras’ que os livros de auto-ajuda trazem são geralmente resultados de (pelo menos os que li até agora): 1) uma história de vida específica de sucesso; 2) testemunhos e análises de vida de outras pessoas; 3) ou estão embasadas cientificamente; 4) coisas óbvias que ninguém se lembra de seguir; 5) ou então aprendizados do tipo erro-acerto.

Estamos tão obcecados com regras e mais regras, que esquecemos que só lê-las não vai adiantar nada: é preciso REFLETIR sobre elas, AVALIAR as que se encaixam em seu perfil e colocá-las em PRÁTICA.  Por isso que nem sempre funciona para todo mundo: primeiro, por que somos diferentes, com pensamentos, necessidades e históricos de vida subjetivos e únicos; segundo, por que nem todas as pessoas querem se dar ao trabalho de refletir sobre o que o livro está propondo; terceiro, por que depende do momento, das emoções e situações em que a pessoa está inserida. Aliás, qualquer livro sem reflexão e sem interpretação, não serve pra nada.

Além da reflexão, da avaliação e da ação, é preciso compreender que auto-ajuda não é a salvação e a resolução dos seus problemas. Servem como reforço positivo, algo que vai te ajudar a manter focado, pensando positivo. Na verdade, é algo que vai apenas COMPLEMENTAR o que você já deveria estar fazendo: se autoconhecendo, se valorizando, se amando e acreditando na sua capacidade de conquistar o que deseja. Isso é o básico do básico, beirando o óbvio.

Algumas coisas podem ser aprendidas só observando as experiências alheias, mas muitas coisas só aprendemos na prática, errando e acertando, tornando hábitos e mudando nosso estilo de vida. Por exemplo, sempre digo que emagrecer não é só dieta: é mudança de pensamentos, de hábitos, de estilo de vida. Crescer profissionalmente não é só fazer mil especializações e ser phd: é fazer o que gosta, fazer bem feito e saber o que quer.

É por isso que sucesso está relacionado a autoconhecimento. Quem se conhece não perde tempo com coisas que sabe que não vão dar em nada e não é todo mundo que tem coragem de enfrentar a si mesmo. É por isso que auto-ajuda não funciona para todo mundo e nem em qualquer momento: nem sempre estamos prontos para as tais regras, nem sempre elas encaixam em nossas vidas, nem sempre é o que preciso para me motivar, nem sempre minhas emoções me permitem absorvê-las, nem sempre tenho a coragem necessária para as mudanças.

Assim, já que para os livros de auto-ajuda funcionarem é preciso compreender que ele age de forma diferente em cada pessoa que lê, vamos deixar o preconceito de lado e em vez de sair criticando, vamos aprender com as experiências e leituras que todos nós ganhamos muuuito mais. Além disso, muitos desses livros são leituras fáceis, agradáveis e bem-humoradas que podem, no mínimo, melhorar nosso estado de espírito e nos distrair.

E LEMBRE-SE: podemos extrair grandes aprendizados de qualquer tipo de livro, é só prestar atenção, refletir sobre as histórias e, se te for útil, colocá-los em prática. Afinal, ler é sempre bom!! Amoooo!

Beijos e boas leituras SEMPRE!

Amanda (Amandacarvalho@patricinhaesperta.com.br)

ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Dicas de Viagem: Vale Do Capão - Bahia (Parte 2)
Rindo À Toa
Compartilhar
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. 👯 Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas 😘

Ver comentários

  • Oie Amanda, ajuda simmmm! Mas como você mesma disse é questão de saber absorver o que o livro tem a ensinar, não é só ler e ficar viajando, tem um livro que vc mesma me enviou que estou amando ler!!! Encantada!!! "O que toda mulher inteligente deve saber", fascinante e um outro neste mesmo contexto salvou-me de uma crise no namoro! Obrigada pelo livro viuuu...Aprendo muito, até paciência tenho tido mais, rsrsrs...
    Bjokas!

  • Olá

    Na minha opinião esse tipo de matéria é muito interessante, mas para ser bem recebida e ser mais informativa, deve ser escrita mediante uma bibliografia, que deve ser constada no final da matéria. Senão fica parecendo que é algo escrito por qualquer pessoa, da cabeça dela, sem embasamento científico.

    Beijão

    • Oi Elaine, raramente você encontra textos assim com bibliografia pois nao se trata de artigos científicos. Estes sim, precisam ter a bibliografia. De qualquer forma, esse texto foi baseado na minha experiência como Psicóloga (é!!! Sou Psicóloga, tá lá no texto, no primeiro parágrafo, linha 4), em inúmeros livros que li e observações,além de muita prática, ou seja, mesmo que venha de métodos científicos, ainda assim é da minha cabeça. A idéia não é escrever textos científicos, a proposta é informação com entretenimento para fazer refletir e não tornar cansativo, com termos técnicos. Se você procura artigos científicos, leia revistas como Galileu, Psique ou sites como Scielo.

      Beijões e volta sempre! ;*

Postagens recentes

O Melhor Exercício e Dicas Pré e Pós Treino

Olá miossss amores, tudo bem? Se você é minha leitora sabe que prometi fazer um registro diário do meu treino…

1 dia atrás

Meu Desafio de Emagrecimento: Dieta e Treino

Olá, MIOSSSS AMORESSSSSS!!! Tem alguém aí querendo emagrecer? Eu sei que já faz um bom tempo que eu deixei de…

2 dias atrás

Chega de Cabelo Curto Arrepiado nas pontas!

Cabelo Curto Arrepiado nas pontas Os cabelos curtos são tão quistos como forma e comprimento de cabelo, tanto quanto os…

4 dias atrás

Tratamento de Cabelo Profissional Barato

Tratamento de Cabelo Profissional Barato Vocês querem conhecer alguns produtinhos mega baratos? Que são profissionais e tem toda aquela concentração…

1 semana atrás

Shampoos Para Cabelos Oleosos: Os Melhores

Cabelo oleoso é um problema, não é mesmo? Só quem sofre com oleosidade sabe como é difícil o dia a…

1 semana atrás

Progressiva numa parte do Cabelo?

Progressiva numa parte do Cabelo? Aposto que já ouviu falar de progressiva na raiz ou no fundo do cabelo, já…

2 semanas atrás