Oi meninas!!
Sempre que estamos insatisfeitas com algo, é sinal de que está na hora de realizar alguma mudança. Como nossa vida é uma verdadeira busca pela felicidade, é importante que estejamos em constante processo de autoanálise, para identificar o que está nos incomodando.
A autoanálise é, na verdade, um momento de introspecção, onde você se volta para si mesma e começa a investigar seus comportamentos, suas atitudes e tenta compreender tudo o que tem acontecido em sua vida, avaliando se você está no rumo certo e o que é preciso fazer para alcançar seus objetivos.
Assim, avaliando seus sentimentos, você estará no rumo do autoconhecimento, onde você se tornará consciente dos seus pontos fracos e fortes, dos seus erros e descobrindo não só como mudar efetivamente, mas também a si mesma. É também uma jornada em busca da autovalorização, pois quando nos conhecemos e aprendemos a detectar nossos erros e a não repeti-los, adquirimos mais confiança.
Não é nada fácil olhar para si mesma, reconhecer seus erros e lidar com seus sentimentos, pois você estará mexendo em feridas do passado, mas por mais que seja doloroso, é só assim que você irá superar e deixar tudo que te causa insegurança e dor para trás, se libertando e encontrando espaço para a mudança e a paz interior.
Como ter paz é algo que, assim como a felicidade, estamos constantemente em busca, é importante aprendermos a mergulhar em nós mesmas, a refletir sobre nossos erros até por que assim estaremos quebrando ciclos repetitivos que são destrutivos e que nos impedem de avançar no sentido da realização dos nossos desejos e sonhos.
Mais importante do que refletir, é tomar atitudes, é mudar nosso comportamento, pois de nada adianta saber, querer e pensar se não fazemos nada para mudar nem para alcançar o que queremos. Nós somos responsáveis por nossas escolhas e quando queremos algo, devemos AGIR.
Sem falar que, nesse processo de reflexão, de introspecção, não deve haver espaço para a culpa, pois ela não é nada positiva e não nos acrescenta em nada. Todos nós erramos, mas também somos capazes de mudar nossas atitudes, assim, em vez de se sentir culpada, reconheça sua parcela de responsabilidade e tome atitudes para evitar que tais erros se repitam.
Esse processo deve ser constante e diário, exigindo muita persistência e paciência, pois as mudanças não ocorrem de um dia para o outro. Você pode também buscar a terapia para te ajudar nesse processo de autoanálise, com toda certeza, você só tem a ganhar!
Beijos,
Amanda Carvalho ([email protected])