Bem estar emocional

Oi garotas!

Muitas vezes nós estamos tão preocupadas com o trabalho, com os cuidados com a casa e com o corpo, que acabamos esquecendo da mente. Quando estamos estafadas e estressadas, nossa mente acaba ficando sobrecarregada com tantas emoções e desequilíbrios químicos corporais, afinal, nós somos um todo e quando algo vai mal, tudo desmorona.

Enxaqueca, dor de estômago, manchas na pele, queda de cabelo e insônia são apenas alguns sintomas que podem indicar que alguma coisa vai mal lá na nossa alma. Estes sintomas, quando relacionados com a psiqué, são chamados de psicossomáticos e são resultados de questões mal-resolvidas, traumas, eventos estressores e sentimentos que não foram bem elaborados.

Muitas vezes, quando tais sintomas aparecem, corremos logo à procura de um remédio, sem nos importarmos em investigar as causas, negando os problemas emocionais. Primeiro, é muito importante ir ao médico e descartar todas as possibilidades orgânicas. Se os exames derem tudo ok, é hora de procurar um Psicólogo.

Nessa hora, nada de desespero. Muita gente ainda tem preconceito em relação a esses profissionais, pois acreditam que é coisa de “louco”. Na verdade,  o Psicólogo preza pelo bem-estar emocional, pela evolução do ser humano e auxilia o sujeito a compreender a si mesmo, aprendendo a identificar os próprios sentimentos e elaborar soluções.

Temos a mania de querer receita pronta e remédio pra tudo, esquecendo que somos seres biopsicossociais e espirituais, que influenciamos e somos influenciados pelo meio. Somos uma construção de tudo o que vemos, sentimos e vivemos, ou seja, não tem como existir uma receita genérica, é preciso investigar, se conhecer para entender por que você está de um determinado modo.

Estar em acompanhamento psicológico não significa que você é “doida”, tem problemas mentais ou é incapaz de resolver suas próprias questões. Muito pelo contrário. Mergulhar dentro de si mesma é um ato de coragem, de desejo de estar bem emocionalmente, é a busca pela qualidade de vida, pela compreensão e aceitação de si.

Você pode encontrar seu próprio caminho. Aproveite o domingão e reflita sobre seus sentimentos, ações, sonhos, planos, o que gosta e o que detesta. Pinte uma tela, escreva poesias, ouça música, dance, sorria, leia. Cuide não só do seu corpo, da sua carreira, do seu casamento e dos filhos. Cuide da sua alma, da sua mente. Se conhecer é a maior aventura de todas!

Boa semana!

Amanda

[email protected]

Rate this post

Written by Nat

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.

Estilo de Patricia Velmont – Fina Estampa

Look do Dia – Inspirado na Primavera