A Bombril – empresa que oferece uma solução completa em limpeza doméstica, com produtos em todas as catego- rias e liderança em esponja de aço, desinfetantes e saponáceos – escolheu a APAS 2011 – Congresso de Gestão e Feira Internacional de Negócios em Supermercados, que acontece de 9 a 12 de maio, no Expo Center Norte, em São Paulo, para anunciar o seu ingresso no segmento de cosméticos.
Com a aquisição da linha de produtos da Ecologie Cosméticos, numa transação da ordem de R$ 15 milhões, a Bom- bril passa a contar com as marcas Ecologie, Aquatress, Natural Pro, Raízes, entre outras, abrangendo mais de 120 produtos para cuidados dos cabelos, corpo e face em seu portfólio.
“Os princípios da Ecologie Cosméticos são bastante alinhados com os da Bombril, principalmente no que se refere à sustentabilidade. Ambas as empresas investem em processos de produção, produtos e uma gestão socialmente responsável para minimizar os impactos ambientais. Essa filosofia será mantida na nova empresa a ser criada pela Bombril para onde serão direcionados os produtos e marcas adquiridos e onde serão desenvolvidos todos os novos investimentos no setor pelo Grupo Bombril”, declara Marcos Scaldelai, diretor de Marketing da Bombril.
Ainda segundo Scaldelai, a aquisição traz consigo toda a expertise comercial, de marketing e de negócio no setor de cosméticos desenvolvido pelos anos de experiência da Ecologie. Essa transferência se dá pela vinda de pessoas, inclusive dos donos originais, que manterão participação acionária no negócio e terão atuação ativa.
“A retenção do know-how complementa de forma positiva a estratégia da Bombril de entrar no setor de cosméticos. Em todos os aspectos, a aquisição tem o perfil adequado para o primeiro passo da Bombril no setor, tanto em termos de porte, como em termos de nicho de mercado, foco e, muito importante, potencial de sinergia comercial e admi- nistrativa. A Bombril é uma empresa de grande porte comercialmente podendo alavancar o potencial de vendas das marcas adquiridas. Da mesma forma, a aquisição cria novos canais que podem potencializar as vendas dos atuais produtos da Bombril”, acrescenta o diretor de Marketing.
A empresa também não descarta, diante de eventuais futuras oportunidades, novas aquisições que agreguem valor e sinergia.
Presente em todas as categorias
O ingresso da Bombril no setor de cosméticos será certamente um grande destaque da Bombril em seu estande de quase 200 m2 na 27a. edição da APAS, mas não o único. No espaço, cujo tema é evolução, a empresa segue reforçan- do os planos de inovação e desenvolvimento de novos itens de forma a se firmar como a maior e melhor empresa de solução em limpeza doméstica do Brasil, oferecendo produtos em todas as categorias do segmento. Até dezembro deste ano, serão mais de 540 produtos no portfólio de limpeza doméstica da Bombril, além dos mais de 120 itens da Ecologie Cosméticos e de outros 60 produtos que serão desenvolvidos pela nova empresa, contra 295 itens em 2009 e 405 ao final de 2010, um incremento de 83% no número de produtos no prazo de dois anos. Para 2012, a meta são 600 itens de higiene e limpeza, incluindo uma linha PET e outra Automotiva.
Como parte dessa estratégia, a Bombril irá mostrar os seus principais lançamentos do primeiro semestre de 2011 eressaltar a diversidade de seu portfólio, que vai muito além da esponja de aço.
Respondendo por 40% das vendas da empresa, a esponja de aço estará acompanhada no estande pelas outras marcas Bombril, como Tanto, Mon Bijou, Limpol, Pinho Bril, Sapólio Radium, Pratice e Lysoform.
Os principais lançamentos deste ano são:
Dash: sabonete líquido; Lavandina: reformulação da linha e embalagem 5 litros; Limpex: pano de limpeza multiuso em rolo; Limpol: limpa alumínio, máquina de lavar louças, barra e pasta (reformulação), embalagens PET e PEAD; Lysoform: desodorizador de calçados; Mon Bijou: higienizador de máquinas, concentrado, baby e evita mofo; Out Inset: repelente; Pinho Bril: limpador sanitário e tira-limo Accept; Pratice: limpadores com brilho; Q’Brilho: cera para assoalhos e calçados; Remobril: removedor; Sapólio: limpa quintal e forno & grill; Tanto: lava-roupas líquido, sabão em pó para tanquinho e em bag de 3 quilos; Vantage: limpa carpete, tira ferrugens e POWER.
“Escolhemos a APAS para apresentar ao mercado os lançamentos da Bombril e seu ingresso no segmento de cosmé- ticos porque entendemos ser um dos mais importantes eventos de negócios no ramo de consumo focado para super- mercadistas, atacadistas, distribuidores e fornecedores da rede varejista, no cenário nacional e internacional. A APAS propicia o ambiente ideal para azeitar relacionamentos e buscar novos clientes e negócios ao facilitar o contato com todos os players em um único local”, conclui Scaldelai.
Estande ecológico
A exemplo do estande apresentado na edição anterior da APAS, o espaço da Bombril em 2011, também segue uma linha de montagem sustentável. Ele será feito com materiais e revestimentos recicláveis, e parte dos resíduos serão reaproveitados pós-evento, minimizando a produção de lixo.
No ano passado, o estande da Bombril conquistou três prêmios: 1o lugar em Melhor Estande, 2o lugar em Melhor Ex- posição, pelo POPAI Brasil, que visa valorizar e aperfeiçoar o setor de merchandising no Ponto de Venda e 1o lugar em Estande Sustentável na categoria grande porte pela APAS 2010.
A premiação foi uma iniciativa da APAS e do POPAI Brasil que analisou a estrutura de construção do estande seguindo os seguintes critérios: arquitetura, design, comunicação visual, tecnologia e inovação.
Este ano, os visitantes poderão conferir novamente a preocupação da empresa com sustentabilidade. A começar pelo MDF (que é fabricado através da aglutinação de fibras de madeiras já utilizadas), material escolhido para ser a base da construção do estande, e a madeira de reflorestamento do logo da linha Ecobril.
Além disso, será realizado um levantamento da quantidade de madeira utilizada no estande, papel dos materiais de comunicação que serão impressos e CO2 emitido pelo transporte. A partir disso, será feito um cálculo para que esse número seja revertido no plantio de árvores.
Todas as lonas impressas do estande serão doadas para serem reaproveitadas em outros materiais.
Campanha Institucional e IRSF
A Bombril aproveitará a oportunidade para destacar junto aos parceiros e clientes o recém inaugurado Instituto Roberto Sampaio Ferreira (IRSF), braço para ações de sustentabilidade e responsabilidade social da empresa, e a campanha institucional Mulheres Evoluídas, lançada em março de 2010.
Maior campanha publicitária da Bombril, os filmes e anúncios refletem o novo posicionamento da empresa e a influên- cia do protagonismo feminino, principal diretriz do Instituto.
Outras ações de marketing estão planejadas para o decorrer deste ano, quando serão investidos R$ 70 milhões na área, valor 40% superior ao destinado em 2010.
Serviço:
Bombril – estande localizado no Pavilhão Verde, Rua 11JK, estande 538 APAS 2011 – Congresso de Gestão e Feira Internacional de Negócios em Supermercados Quando: de 9 a 12 de maio de 2011 Horário: das 14h às 22h Local: Expo Center Norte, em São Paulo
Sobre a Bombril
Fundada em 1948, a Bombril S.A. é considerada uma das maiores e melhores empresas de soluções de higiene e lim- peza no Brasil ao oferecer uma linha completa de produtos que facilitam o dia a dia das tarefas domésticas.
Com um portfólio que atingirá 540 itens de limpeza doméstica até o final de 2011, dividido em 28 marcas entre esponja de aço, detergentes, sabão em barra, saponáceos, desinfetantes, limpadores, esponjas sintéticas, amaciantes, lava rou- pas líquidos, facilitadores de passar roupa, sachês perfumados e desodorizadores, os produtos Bombril estão presentes em praticamente 100% dos lares brasileiros.
A empresa possui três complexos industriais, localizados nas cidades de São Bernardo do Campo (SP), Abreu e Lima (PE) e Sete Lagoas (MG), e emprega cerca de 3.500 funcionários (diretos e indiretos), que produzem 250 mil toneladas de produtos por ano.
A marca e a qualidade dos produtos Bombril são reconhecidas pelo consumidor brasileiro. Esse prestígio, que rendeu à empresa o título “A Marca do Século”, deve-se, principalmente, à forte comunicação da Bombril por meio das cam- panhas publicitárias.
www.bombril.com.br
Fonte:
Jornalista Responsável: Adriana Fonseca – adriana@textoimagem.com.br