Já faz um tempinho que li algumas coisas sobre misoginia, mas queria entender um pouquinho melhor antes de vir aqui conversar sobre isso…
Na verdade nem tinha a intenção de falar sobre isso, mas, diante da quantidade enorme de e-mails que recebo de muitas mulheres pedindo conselhos e relatando histórias de opressão e de violência psicológica, achei melhor fazer um texto sobre os tais dos misóginos.
O nome é estranho, mas a forma de agir é, com certeza, bem conhecida.
Os misóginos são altamente controladores e tentam, a todo custo, destruir a autoconfiança e o amor próprio da parceira, para que, fragilizada e dependente, ela nunca o deixe.
Eles precisam se sentir seguros, e se, para isso, eles precisarem destruir a sua autoconfiança, eles farão sem pestanejar.
Para manter o controle sobre a parceira eles usam de inúmeros tipos de ataque, como criticas constantes, desmoralizações, insultos, desdém, ameaças implícitas e dentre outras formas de intimidação.
Na grande maioria das vezes, a violência é “somente” psicológica, verbal, e o misógino, que é uma eterna vítima incompreendida, passa a imagem de alguém que quer somente que a parceira melhore, que seja melhor, mais culta e mais inteligente.
Para que a parceira “seja melhor”, ele a oprime cruelmente, a diminui, a inferioriza e faz com que elas fiquem absolutamente desamparadas.
Uma das táticas mais utilizadas por esse tipo de pessoa é a negativa.
Eles negam qualquer acontecimento ou ação, levando a parceira a questionar se as coisas realmente aconteceram ou não.
Negando o acontecimento, eles evitam o confronto, pois não há como dialogar com alguém que entra em negação.
Quando são, de alguma forma, confrontados, eles sustentam que seu comportamento é uma reação a algo feito pela parceira.
Ele transfere uma culpa que é sua para a parceira, esquivando-se de reconhecer e admitir seus erros, e levando-a a acreditar que ela é quem é a culpada, a errada e a verdadeira causa do problema, já que, teoricamente, foi o seu comportamento que o originou.
Segue no próximo post…
Beijos
Ju
[email protected] /https://www.facebook.com/JuLopesPE