in

Engolindo sapos

Oi meninas!

Todo mundo já precisou engolir algum sapo na vida, seja no trabalho, no trânsito, dos amigos, do namorado ou até mesmo dos familiares, pois às vezes é necessário agüentar muitas coisas para evitar confusões e manter a paz.  É aquela história de que dar o braço a torcer, mesmo quando você está certa, é a melhor opção diante de uma eterna briga sobre quem está certo ou errado.

Mas será que engolir sapos é saudável?

Engolir sapos significa tolerar algo desagradável por incapacidade de reagir ou por conveniência, assim, uma coisa é você engolir sapos para manter o emprego, outra é você ceder toda vez por medo de contradizer alguém e ter que lidar com alguma situação desconfortável. Fazendo isso, você acaba por se anular. Eu mesma já engoli muitos sapos, e alguns deles eram verdadeiros cururus, mas isso nem sempre trouxe coisas positivas. Na verdade, ao engolir um sapo você pode até evitar uma confusão, mas é altamente prejudicial guardar sentimentos e emoções.

Quando você não expressa suas emoções, elas se acumulam e acabam trazendo conseqüências físicas, como problemas cardíacos, gastrite nervosa e pressão alta. Principalmente quando se trata de sentimentos destrutivos como a raiva.

Sentir raiva diante de alguma situação e principalmente quando você engoliu algum cururu, é algo normal, mas repense se vale a pena ter que fazer uma digestão tão dolorosa. Com atitudes simples e autoconfiança, você pode muito bem contornar uma lagoa cheia de sapos saltitantes. Por exemplo, quando você está insatisfeito com o modo como seu chefe te trata, em vez de engolir tudinho, que tal chamar ele para uma conversa particular e expressar o quanto as atitudes dele te magoam e são inapropriadas? Ou ele vai admirar sua coragem ou ele vai fingir que não entendeu.

Ai chega a hora da avaliação. Será que vale a pena continuar em uma situação em que você é obrigada a ceder toda vez?

Na verdade, não é nada saudável comer sapos, mas às vezes expressar seus sentimentos não é nada inteligente. Em situações no trânsito, por exemplo, se algum barbeiro invade sua frente, nada de xingar, viu, nunca se sabe o que ele pode fazer. É preciso respirar fundo, contar até 10 e se acalmar. Uma rãzinha de trânsito não vai causar tanta indigestão.

Mas o duro mesmo é quando o cururu vem de alguém que a gente ama, como o namorado ou os pais. Aí sim, dói, e muito, pois esperamos ser compreendidas e aceitas. Nessa situação, o melhor é sempre falarmos para eles como estamos nos sentindo, assim fica mais fácil conscientizá-los de que estão nos magoando.

Assim, não é nada bom sair soltando fogo pelas ventas nem engolir sapinhos; é preciso que você se conscientize das suas próprias atitudes diante de coisas que te desagradam, pois só assim você vai conseguir pensar com calma e encontrar um equilíbrio.

É preciso aprender a lidar com situações desagradáveis, ou seja, em vez de aceitar tudo calada ou de sair explodindo tudo, encontre um meio-termo e aprenda a identificar as situações certas de engolir sapos e as de expressar seus sentimentos.

Beijos e um ótimo domingo a todas!

Amanda ( Amandacarvalho@patricinhaesperta.com.br)

Rate this post

Written by Nat

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.

Receita Caseira – Cauterização com Bepantol

Jumbos Da Nyx – Amo Muito!