São muitas as dúvidas das mulheres quanto aos cabelos no período gravídico, sobretudo quando se trata de tinturas e alisamentos.
O post sobre tintura fica para amanhã, pois hoje a conversa é sobre os alimentos e escovas diversas.
Não existe um consenso sobre o que pode e o que não pode no período gestacional, mas alguns procedimentos são vedados pela absoluta maioria dos médicos.
Dentre os procedimentos vetados estão os alisamentos, relaxamentos e escovas diversas.
Os motivos são muitos.
Inicialmente, é preciso lembrar que o sistema imune da mulher muda bastante na gestação e sua sensibilidade aumenta, o que pode deflagrar reações alérgicas, inclusive a produtos que a mulher sempre usou.
Além disso, não é só o sistema imune que passa por mudanças, mas todo o organismo.
Os produtos utilizados nos alisamentos (incluindo relaxamentos e escovas) são tóxicos e voláteis, que quando aspiradas e /ou absorvidas podem fazer mal ao bebê.
Isso vale, inclusive, para quem está amamentando, já que não se sabe ao certo qual o grau de absorção dos ativos químicos pelo organismo e quais os possíveis problemas eles podem causar na criança.
Muitas meninas pedem a minha opinião, assim como pedem soluções para esse período e o que eu acho é que não há cabelo bonito que pague o risco de trazer complicações para um filho.
Lógico que não dá pra passar os 9 meses de birra com o espelho porque o cabelo virou uma farofa, mas aí tem a boa, básica e velha escova “de cada dia”, que pode ser utilizada normalmente.
Além disso, é possível fazer tratamentos não agressivos, como hidratações e umectações, que são ótimas para essa fase onde não se pode fazer outros procedimentos, já que elas nutrem e disciplinam os fios.
Não é a solução perfeita, mas é a mais coerente e segura!
Beijos
Ju
julianalopes@patricinhaesperta.com.br
https://www.facebook.com/JuLopesPE