Olá minhas queridas, como havia prometido, segue a foto das minhas kokeshis:
Elas não são um charme? Estou doida para aumentar a minha coleçãozinha e quem sabe fazer o quarto das meninas temático de kokeshi.
As duas bonequinhas do meio são kimmi doll júnior, são baseadas nas kokeshis mas são de origem australiana.
As kokeshis (こけし ou 小芥子) representam a harmonização da beleza com a arte da simplicidade. Diz-se que foram criadas em meados do ano de 1600, para serem vendidas como souvenirs e também para as crianças mais pobres, pois naquela época só existiam bonecas de porcelana e eram muito caras.
Também existe uma lenda referente a essas bonequinhas:
” Algumas versões dão que, embora o nome oficial seja Kokeshi, sua verdadeira denominação significaria “crianças perdidas“. Na região de Tohoku, quando as vilas enfrentaram intensa escassez de alimentos, crianças foram sacrificadas e serviram de alimento – e esta seria a razão para a perda dos braços e pernas destas antigas bonecas.” Wikipédia
Que horror né gente? Se isso é verdade ou não, não sei mas torço para que seja mentira.
Hoje em dia, elas são classificadas como:
- Dento (tradicional) – As formas tradicionais da Kokeshi (Dento), seguem certos padrões particulares e são oriundas de uma determinada área. Compreendem onze tipos: Tsuchiyu, Togatta, Yajiro, Naruko, Sakunami, Yamagata, Kijiyama, Nanbu, Tsugaru, Zao-takayu, e Hijioro. O tipo mais comum é o Naruko, variante feita originalmente em Miyagi, podendo também ser encontrada em Akita, Iwate e em Yamagata. A rua principal da fonte termal de Naruko é conhecida como Rua da Kokeshi, e possui lojas que são dirigidas diretamente pelos escultores de Kokeshi.
- Shingata (Criativas) – As formas criativas da Kokeshi (Shingata) o artista permite-se total liberdade para dar-lhe formas, desenho e cores, e passou a ser desenvolvida após a II Guerra Mundial. Elas não estão restritas a uma determinada região do Japão, e os artistas das Kokeshi Criativas moram nas grandes cidades.