Na idade certa…

Sempre preocupados com educação dos filhos, os pais muitas vezes acabam transformando a rotina das crianças em uma roda-viva, transformando em compromisso o que deveria ser apenas recreação. São tantas atividades, além das escolares, que a criança acaba não tendo tempo para o principal, serem crianças. Pior ainda é quando, precocemente, são colocadas para desempenhar atividades que estão além de suas capacidades físicas e psicológicas.

Essas atividades, na medida certa, provocam enormes benefícios, desenvolvem novas habilidades, socializam a criança, além de possibilitar um maior domínio na execução de atividades básicas, porém, em excesso, podem causar danos sérios a saúde como o stress por exemplo, que nessa fase é bastante prejudicial a saúde. A única forma de não prejudica-las é adequar a atividade escolhida a idade de cada uma, e tomar o cuidado de não fazer exigências excessivas.

Segue algumas atividades e a idade ideal para começá-las:

 Natação

– Idade ideal: a partir dos 3 anos

– Motivo: estimula o desenvolvimento cardiorespiratório e muscular, além de transmitir mais segurança aos pais, já que criança aprende a se virar dentro da água. Antes dessa idade a criança não está apta a realizar certos movimentos, pois seu cérebro ainda está em desenvolvimento, e também porque ela não consegue manter a atenção por tanto tempo na mesma tarefa.

Idiomas

– Idade ideal: a partir dos 4 anos.

– Motivo: nessa fase, o cérebro da criança está passando por um processo de desenvolvimento acelerado, e o idioma nativo ainda não foi totalmente fixado, o que facilita o aprendizado de novas línguas.

Dança

– Idade ideal: a partir dos 5 anos.

– Motivo: porque é nessa idade que a criança começa a adquirir maior consciência corporal e noções de postura e equilíbrio, além de permitir o aperfeiçoamento da coordenação motora, aumento da flexibilidade e prevenção a obesidade.

Instrumentos musicais

– Idade ideal: a partir dos 6 anos.

– Motivo: é quando as áreas do cérebro que fornecem maior precisão nos movimentos estão mais desenvolvidas. Antes dessa idade, fora as exceções, a criança ainda não tem maturidade para tocar um instrumento.

Esportes competitivos

– Idade ideal: a partir dos 7 anos.

– Motivo: geralmente nessa idade a criança adquire maturidade para entender as regras de uma competição e lidar com frustração das derrotas. O aconselhável (até os 10 anos) é incentivá-la a praticar mais de uma modalidade de esporte, pois o treinamento direcionado, que visa o desenvolvimento do atleta naquela modalidade, pode se tornar estressante e causar fadiga mental.

Musculação

– Idade ideal: meninas, a partir dos 14 anos e meninos, a partir dos 16 anos.

– Motivo: a diferença de idade para meninas e meninos é por causa do desenvolvimento físico (que nas meninas é mais cedo), os exercícios devem se feitos com cargas moderadas tendo como objetivo o fortalecimento dos músculos e não a definição (hipertrofia) e também o acompanhamento de um profissional sempre. Antes dessa idade, os exercícios de força podem causar lesões articulares, ósseas e musculares.

É isso aí, qualquer atividade trás benefícios para as crianças, desde que introduzida na idade certa.

Beijos

Lili Nascimento

E-mail: lilinems1@hotmail.com

Twitter: @lilinascimento2

Na idade certa…
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.