Sempre preocupados com educação dos filhos, os pais muitas vezes acabam transformando a rotina das crianças em uma roda-viva, transformando em compromisso o que deveria ser apenas recreação. São tantas atividades, além das escolares, que a criança acaba não tendo tempo para o principal, serem crianças. Pior ainda é quando, precocemente, são colocadas para desempenhar atividades que estão além de suas capacidades físicas e psicológicas.
Essas atividades, na medida certa, provocam enormes benefícios, desenvolvem novas habilidades, socializam a criança, além de possibilitar um maior domínio na execução de atividades básicas, porém, em excesso, podem causar danos sérios a saúde como o stress por exemplo, que nessa fase é bastante prejudicial a saúde. A única forma de não prejudica-las é adequar a atividade escolhida a idade de cada uma, e tomar o cuidado de não fazer exigências excessivas.
Segue algumas atividades e a idade ideal para começá-las:
Natação
– Idade ideal: a partir dos 3 anos
– Motivo: estimula o desenvolvimento cardiorespiratório e muscular, além de transmitir mais segurança aos pais, já que criança aprende a se virar dentro da água. Antes dessa idade a criança não está apta a realizar certos movimentos, pois seu cérebro ainda está em desenvolvimento, e também porque ela não consegue manter a atenção por tanto tempo na mesma tarefa.
Idiomas
– Idade ideal: a partir dos 4 anos.
– Motivo: nessa fase, o cérebro da criança está passando por um processo de desenvolvimento acelerado, e o idioma nativo ainda não foi totalmente fixado, o que facilita o aprendizado de novas línguas.
Dança
– Idade ideal: a partir dos 5 anos.
– Motivo: porque é nessa idade que a criança começa a adquirir maior consciência corporal e noções de postura e equilíbrio, além de permitir o aperfeiçoamento da coordenação motora, aumento da flexibilidade e prevenção a obesidade.
Instrumentos musicais
– Idade ideal: a partir dos 6 anos.
– Motivo: é quando as áreas do cérebro que fornecem maior precisão nos movimentos estão mais desenvolvidas. Antes dessa idade, fora as exceções, a criança ainda não tem maturidade para tocar um instrumento.
Esportes competitivos
– Idade ideal: a partir dos 7 anos.
– Motivo: geralmente nessa idade a criança adquire maturidade para entender as regras de uma competição e lidar com frustração das derrotas. O aconselhável (até os 10 anos) é incentivá-la a praticar mais de uma modalidade de esporte, pois o treinamento direcionado, que visa o desenvolvimento do atleta naquela modalidade, pode se tornar estressante e causar fadiga mental.
– Idade ideal: meninas, a partir dos 14 anos e meninos, a partir dos 16 anos.
– Motivo: a diferença de idade para meninas e meninos é por causa do desenvolvimento físico (que nas meninas é mais cedo), os exercícios devem se feitos com cargas moderadas tendo como objetivo o fortalecimento dos músculos e não a definição (hipertrofia) e também o acompanhamento de um profissional sempre. Antes dessa idade, os exercícios de força podem causar lesões articulares, ósseas e musculares.
É isso aí, qualquer atividade trás benefícios para as crianças, desde que introduzida na idade certa.
Beijos
Lili Nascimento
E-mail: [email protected]
Twitter: @lilinascimento2