in

Como ter unhas saudáveis?

Ter unhas grandes e fortalecidas, com certeza, está na lista de desejos do universo feminino. Mas, essa dádiva não é somente para quem quer, mas também para quem pode. Afinal, no mundo da beleza nem tudo são flores, e para obter esse resultado é preciso dedicar atenção e cuidados específicos. Lixar, cortar, limpar e retirar o esmalte são atitudes que não vão tratá-las e muito menos fortalecê-las. Esses passos, comuns no cotidiano das mulheres, são básicos e servem somente para deixar as unhas bonitas e apresentáveis. Os cuidados de verdade vão muito além e demandam algum empenho.

Certas pessoas já nascem com unhas fortes e resistentes e, para manter, não precisam fazer nenhum tratamento. Isso acontece porque a força e a densidade delas são herdadas e passam dos pais para os filhos. Se a genética não foi generosa com você nesse sentido, há várias maneiras de reverter tal situação.

unhas saudaveis - Como ter unhas saudáveis?

Como esses procedimentos não são muito falados no dia a dia, talvez muitas de nós nunca chegassem a saber que existem certos cuidados que são indispensáveis. Um exemplo é a hidratação. Assim como é preciso hidratar o corpo e os cabelos, também é necessário fazer o mesmo com as unhas. Se você ainda não sabe por onde começar, aí vão algumas dicas para ajudá-la a conquistar as unhas dos sonhos.

Proteja
Para começar, no dia a dia proteja as suas unhas, já que o contato excessivo com a água e alguns químicos as deixam quebradiças e ressecam as mãos por completo. A hora de lavar louças e arrumar a casa são um verdadeiro pesadelo para nossas amadas, porque é neste momento que as unhas começam a sofrer as agressões causadas pelos produtos de limpeza. Um modo de evitar esses danos é adotando o hábito de usar as tradicionais luvas de borracha. Elas protegerão as mãos do detergente e também da ação da água.

Hidrate
É importante manter unhas e cutículas sempre bem hidratadas, pois dessa forma as cutículas não se desprendem da pele e não ficam com aspecto esbranquiçado. Utilize um creme apropriado para as mãos sempre que lavá-las ou sentir ressecamento na pele e aproveite o momento para massagear as unhas. Para as cutículas, há diversos tipos de cremes e ceras no mercado que hidratam profundamente. Use esses produtos diariamente, mesmo quando estiver com esmalte. Outra dúvida frequente é se devemos tirar ou não as cutículas. Dermatologistas afirmam que elas não devem ser retiradas, pois é uma proteção contra bactérias e vírus. O ideal mesmo é fazer o uso de cremes que afinem ou reduzam as cutículas e somente afastá-las para aplicar o esmalte.

Ressecamento
Acetona é uma verdadeira enganação. Sem dúvida, a melhor definição é: lobo em pele de cordeiro. Ela é a grande responsável pela fragilidade das unhas, porque seu uso causa ressecamento, desidratação e as famosas manchas brancas. Retire os esmaltes com removedores que não contenham acetona. Uma boa pedida são os lencinhos removedores que cumprem seu papel sem estragar as garras. Use óleos fortalecedores e deixe suas unhas respirarem ficando sem esmalte ao menos um dia na semana.

Para fortalecer as unhas você também pode incluir alimentos com Vitamina A em sua dieta, como leite e derivados, sardinha, gema de ovo, fígado, agrião, couve, manga, entre outros. O cálcio e as proteínas também ajudam nesse processo.

Escrito por Kemilly Bertini

Jornalista, comunicativa, pura energia. Apaixonada pelo universo feminino, dar dicas sobre beleza, moda, cabelos, maquiagem sempre foi seu maior hobby e ajudar mulheres a descobrirem a melhor versão de si mesmas é um dos seus prazeres.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Carregando ...

0

Comente Pelo Facebook

0 Comentários pelo Facebook

blank - Abuse do limão: sua pele agradece!

Abuse do limão: sua pele agradece!

blank - Os maiores lançamentos de perfumes... Escolha o seu!

Os maiores lançamentos de perfumes… Escolha o seu!