Formol X Unhas: Usar ou não usar?

Quando fiz o post sobre os riscos do formol algumas meninas pediram para que eu falasse sobre o uso do formol nos esmaltes, e é sobre isso que vou falar hoje.

Como vocês sabem, o formol é um líquido incolor tóxico, de odor extremamente forte, que é obtido através da  dissolução do gás formaldeído em água.

O formol é tóxico de todo jeito:   ingerido, inalado ou quando entra em contato com a pele, seja  por via intravenosa, intraperitoneal ou subcutânea.

Apesar de  tóxico são inúmeros os produtos que contém essa substância, inclusive os esmaltes, que podem conter formol no limite máximo de 5%, de acordo com a Anvisa.

Inúmeros institutos de pesquisa internacionais, como a EPA, a OSHA e a IAC, sustentam que o formol causa inúmeros danos a saúde, inclusive o câncer.

Sim, o formol é considerado, desde 2004,  pela Organização Mundial de Saúde como um agente cancerígeno, e isso independe da quantidade.

O risco do formol é tanto maior quanto maior for a concentração e a freqüência de uso, e ocorre tanto pela inalação dos gases quanto pelo contato com a pele, oferecendo risco tanto para o consumidor quanto para os profissionais que aplicam produtos que contém essa substância.

Os profissionais de beleza que se submetem a um contato frequente com o formol correm ainda mais riscos, e já foram registrados casos de câncer de boca, narinas, pulmão, sangue e cabeça relacionados à exposição a essa substância.

Isso significa que devemos correr dos esmaltes que contém formol? Bom,aqui vale o bom senso! O melhor seria não usar, pois é um risco gratuito, mas como é altamente improvável que isso aconteça o ideal é que se faça uma redução no uso.

Além disso, existem alguns cuidados que precisam ser tomados. Assim, quando comprar o esmalte verifique  no rótulo se a quantidade de formol (ou formaldeído) está dentro dos limites estabelecidos pela Anvisa.

Antes de passar o esmalte use uma base que NÃO contenha formol e só depois passe o esmalte, para que a unha “respire”. Sempre que possível evitem o uso de esmalte, façam um intervalo entre as aplicações ou procurem produtos que não contém essa substância ou que contenham em uma porcentagem reduzida, pois quanto menos frequente a exposição ao fator de risco, no caso o formol, menores as chances de danos.

Outra coisa que vocês precisam tomar cuidado são com as receitas que circulam pela internet. Com certeza adicionar gotas de formol na base ajuda a unha a ficar mais forte, acontece que  a maioria dos esmaltes e bases já contém formol, e no limite estipulado, então não justifica querer bancar “a química” e ir manipular uma substância tão perigosa, certo?

Eu, como sou extremamente alérgica, evito ao máximo qualquer coisa que contenha formol. Essa tal receitinha eu experimentei, porque eu sou teimosa, e as minhas unhas arderam de forma assustadora. Portanto, se você é alérgica, eu te dou esse conselho: evite, evite e evite!
Beijos

Ju Lopes

Formol X Unhas: Usar ou não usar?
5 (100%) 8 Votos

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

35 Comments
  1. Eu comprei uma base com formol numa farmacia de manipulação e não achei que melhorou nada em minhas unhas. Fiquei foi com medo porque poucos dias depois eu fiquei sabendo que fazia mal. Mais agora estou mais aliviada porque tinha 5% e esse valor é o permitido né? Ufaa

  2. Eu fui a dermato e falei das minhas unhas, pq estavam mtooo fracas e quase sempre tava “bonitona” e, de repente, lascava! Aiii que raivaaa, rs… Entao, ela receitou um esmalte com formol, manipulado, dentro desse limite, e olha, tem funcionado mtooo bem pra mim!
    Acho que em primeiro lugar, nao acreditar em receitinhas que rolam na net, afinal, nao custa procurar um profissional para avaliar seu caso, ne?! =]

  3. Olá meninas, eu como profissional da área dou todo apoia ao site da patricnha q nesta tbm está sendo super esperta, diga não ao formol é melhor prevenir do q remediar, exitem muitas maneiras de manter uma unha bonita e saudável, 1º não coloque a unha na boca , nem um pouquinho, mantenha elas pintadas, mas dê um intervalo de vez em quando elas precisam respirar, e o principal uma excelente alimentação, a unha mostra como está sua saúde, vc sabia?? bjks e lindas unhas confira meu trabalho aqui no site tbm https://www.patricinhaesperta.com.br/unhas-decoradas/unhas-decoradas-mes-de-julho
    Monica Miranda Designer de unhas

  4. Sabrina Castro disse:

    O resultado é bom! Mas desde a primeira vez em que usei, minhas unhas doeram… Acreditem! Depois de aprox. um mês, passei a base novamente e minhas unhas doeram mais do que nunca e chegaram a ficar roxas 🙁 Pensei até que fosse cair! Depois disso fiquei com medo de e suspendi completamente o uso… Prefiro minhas unhas fracas do que doloridas.

    1. Gente…no meu caso estou com mto medo tbm….Estou usando o formol, e minhas unhas estão doendo mto mto mesmo, agora não sei se isso é normal estou com medo agora, minhas unhas estão super duras e crescendo mto rapido, apezar q quando estou sem o formol elas quebra, mais essa dor é insuportavel no meus dedinhos apareceu umas manchas vermelhas (tipo sangue pisado) ai gente…alguem pode me ajudar estou desesperada …quero minhas unhas grandes 🙁

      1. oi… realmente as unhas doem muitooo e fica com essas manchas,tipo sangue… eu uso à muito tempo isso… eu tento parar de usar por causa da dor e dos riscos, e não consigo.. o resultado é maraa.. mas passei a colocar menos formol e usado vez sim vez não..

  5. O meu caso é igual o da Kamila, minha dematologista me passou uma base com formol 2%, queratina etc…manipulada tbm,pra usar SÓ 1 VEZ na semana….. quiser passo pra vcs… só que é carinho na minha opinião… paguei R$ 18,00 na base ….

    1. Érica santos silva disse:

      Ai eu queriaa muitoo,como faço pra comprar??
      Obrigado mesmoo Verõnica você não faz ideia do quanto ta ajudando beijos

  6. Bruna candido disse:

    olha eu passei na minha unha, e ela ficou linda e não quebro mais.Mais agora que eu to sabendo das complicações que o formol causa eu nunca mais passo elas na minha unhas

  7. Quais as marcas que possuem formol? porque a maioria delas nao vem informacoes desse tipo na embalagem? Voce conhece algumas dessas marcas?

  8. Meninas,
    Eu já usei manipulado, mas aprende na aromaterapia que o óleo essencial de cravo fortalece as unhas e desde então comecei a usar e as minhas unhas NUNCA mais quebraram.
    Mas atenção, é o óleo essencial puro, não pode ser nem essência e nem o óleo misturado.
    Pela Internet vende aqui: http://www.iamnaturalshop.com.br/aromaterapia/oleos-essenciais/oleo-essencial-cravo-5ml-by-bioessencia.html

    Podem comprar sem medo, pq essa loja é ótima e entrega no país todo.
    O frasquinho vem com 10 ml, parece pouco mas dura no mínimo seis meses, pois basta usar uma vez por semana.

    beijos

    1. mais como que eu passo ele olho na unha?? ele é base??

  9. Tayara Sampaio disse:

    Me interessei bastante por esse óleo essencial. Não gosto da idéia de usar formol e prefiro produtos naturais para tratar muitas coisas. Minhas unhas tbm são frágeis e quebram constatemente bem do ladinho, daí tenho que cortar e geralmente fica muito feio. Vou aderir à essa idéia do óleo Ju. Bjão!!!

  10. Meninas, existe uma base natural fortalecedora de unhas que se chama: base da amazonia, aqui no RJ ela é encontrada em lojas de produtos naturais e usta cerca de 10 reais…ela é exelente!!!dá resultado super rápido…minhas unhas eram fraquinhas e quando cresciam um pouquinho lascavam atoa, atoa, eram fininhas como um papel, nunca conseguia deixa=las crescer, agora usando essa base, estou conseguindo que as unhas fiquem grandes e fortes, super saudaveis. Nao usem formol..essa base é o que há de melhor!!!Quem nao conseguir comprar, me mande um e-mail que eu compro e envio pelos correios.::::::sabrinalmeida@gmail.com
    Bjos a todas.

    1. oi sabrina eu gostaria dessa base!!será que aqui na minha cidade tem??eu moro no guarujá!!

  11. Fernanda Barros disse:

    Comprei uma base para fortalecer as unhas, e uma farmacia de manipulação. Lá não exigiram receita alguma. Paguei R$10,00 por essa base, sinceramente foi um dinheiro perdido… Pois quando comprei eu não sabia que era a base se formol. Quando comecei a usar, senti um ardor horrível nas unhas, pareciam que elas estavam se descolando! Depois fiquei com muita dor nas mãos. Pessoal, falo a mais pura verdade, podem acreditar! Com esse dinheiro que gastei poderia ter comprado vários outros esmaltes… Não vale a pena comprar essa base com formol, pois a saúde é muito mais importante. Dica a minha dica.
    Adoro o blog!!!
    Beijos
    Fe Barros

  12. raquel carlos disse:

    Nossa gente eu passei esta base com formol e foi horrivel…minhas unhas arderam absurdamente….nunca mais…e depois entao que fiquei sabendo que causa cancer quase morrii….saude e o mais importante sempre•

  13. Nooossa, uma vez passei isso nas unhas , tb arderam absurdamente, minhas unhas quebraram mt e custou a crescer novamente, agora uso uma base da risque pra ve se ajuda , ta ajudando 🙂

  14. adorei esse site foi mto bom pra mim…
    eu procurei um medico especializado na area
    foi bom…
    bjs a todas

  15. Érica santos silva disse:

    Gente Esse site caiu do céu,ontem mesmo eu estava falando com minha manicure e eu perguntei a ela o que eu poderia usar nas minhas unhas ,porque antes eu as roías ah uns 2 anos parei e deixei elas crescerem,mais elas crescem muito fracas e quando elas estão do tamanho ideal elas quebram bem naquela parte ” branca ” onde começa a crescer.
    E essa manicure me disse que era pra min comprar uma base e o formol que vende em farmarcias e aplicar 3 gotas dele..Como eu não entendo nada afinal a manicure era ela .Ia comprar até que agora resolvi pesquisar antes coisa que eu quase nunca fasso.E fiquei assustada com os comentarios dessas mulheres.Agradeço muito a vocês pois se não tivesse visto esses comentarios talvez teria comprado e ” manipulado ” essa receita.

    Enquanto a manicure nunca mais vou fazer minhas unhas com ela, pois em nenhum momento ela me alertou dos riscos.

  16. sandreli barreto disse:

    Eu uso formol nos meus esmaltes e nunca aconteceu nada!!!!
    ao contrario, minhas unhas estão lindas e grandes.

  17. Geente me ajudem !
    Fiquei sabendo da receita através de uma amiga..
    Ai coloquei mais do que gotas no esmalte =SS
    coloquei tipo uma quantidade razoável ..
    passei ontem pela primeira vez, ardeu um pouco.
    e não sabia que deveria dar um intervalo e passei hoje tbm.
    senti arder e vim procurar na net se era normal..
    ta ardendo muito meus dedos.. mas até agora graças a Deus nao apareceu manchas nem nada.
    que eu faço? tiro a base com oq?

  18. Gente, uso formol nas unhas a muito tempo, tipo uns 3 anos..
    compro uma base ( Só base ein?) e adiciono umas 10 gotas de formol.
    passo nas unhas, e só as pinto no outro dia para não colocar quimica sob quimica!

    Depois repito o processo em 10 em 10 dias..
    As unhas ficam doloridas por 1 dia ou 2 mais ou menos depende da pessoa, mas é algo suportavel,
    e é normal porque é o efeito do formol na unha, endurecendo a unha digamos assim.

    O segredo é não exagerar no formol, e nem exagerar passando sempre.
    Antigamente roía minhas unhas, e elas não conseguiam crescer mais sadia, então resolvi fazer isso e deu certo!

  19. Taynan Apostolo disse:

    Pessoal, comprei um esmalte com formol, gostaria de saber como de deve passar ? :s eu também to com medo de passar, mais vou tentar pra vê como ira ficar.

  20. Oi meninas eu to com um problema e queria saber se alguem ja teve ou conhece alguem que tem, tenho alergia a esmaltes e sempre usei os hipoalergenicos mas agora mesmo eles quando passo minhas unhas doem muito e depois descolam e so para de doer depois de alguns dias que tiro o esmalte mas as unhas demoram para colar novamente, alguem sabe o que pode ser?

  21. acabei de voltar do salao e a manicure usou base com formol, gente ta ardendo demais! to ficando louca! pelo amor de Deus me ajuudem! o que eu faco pra parar de arder? ta doendo demaaaaaaaaaaaaaaais

  22. Oii meninas… Estou usando base incolor com formol a 1 semana mais ou menos, para mim não deu nada, nem manchas, não ardeu, só arde se eu estiver com a cutícula machucada, Maaas tem uma coisa, estou usando todos os dias, o que pelo que li aqui, não é o certo, e não vou mais usar todos os dias… Maaas o resultado? É otimoooo!!! Sempre tive unhas comidas, super pequenas e feias, e hoje elas estão ainda em fase de crescimento, mas estão fortes, que por nada dobram… E estão ficando lindas… Então mesmo sabendo que não é o certo… Não deixarei de usar… Maaas vou reduzir o uso! Beijoooos

  23. Eu já usei com formol e minhas unhas eram gigantes além de fortes e resististes demais . Porém vocês devem pedir para manipular pois eles sabem a quantidade certa. Não senti nada de dor e nenhuma alteração.. Porém tem pessoas que têm sensibilidade a certos produtos e pode ocorrer de doer e ficar roxo. Faz 2 anos que não uso e sinto muita falta porque agora elas são super quebradiças e curtinhas … Amo e aprovo bases com formol .