in

Botox: O Que Pode Dar Errado?

No post anterior, expliquei direitinho como é que o botox funciona, em quais rugas e marcas ele age melhor e quem pode ou não pode fazer.

Feito isso, vamos para a parte preocupante! O que pode dar errado? Quais são os ricos? Quais as desvantagens? Dá pra corrigir possíveis exageros?

Quais São Os Riscos?

Apesar de não ser um tratamento invasivo, que não “corta” nada, o botox não é isento de riscos, e isso precisa ficar muito claro. É por causa desses riscos que a aplicação só deve ser feita por um médico, que é quem entende de anatomia e vascularização.  Então, por favor, nada de aplicar botox com a esteticista da esquina, tá?

beauty treatment, botox injection

Se for mal aplicado, e isso ocorre quando a pessoa que aplicou não tem conhecimentos suficiente, o rosto fica com aparência de máscara, com rosto assimétrico, pálpebras caídas, sobrancelhas muito esticadas e  marcas nas laterais do nariz (conhecidas como bunny lines). Além disso, a aplicação errada causa sérios danos, como dificuldade de mastigar, de respirar, de deglutir e de piscar, e até botulismo, que é uma doença que paralisa os músculos. Ou seja, um desastre!

Existe Resistência ao Botox?

Como o efeito gerado pelo botox é muito bom, as pessoas tendem a “viciar” e querer repetir sempre. Até aí tudo bem. A questão é que, em alguns casos, o paciente pode sim ficar resistente à ação do botox e precisar de doses cada vez maiores, mas isso depende de cada organismo.

Outros médicos já acham que não tem como criar resistência, e que acontece justamente o contrário, pois como os músculos se acostumam com a pouca atividade, ele se condiciona a não contração, o que pede doses cada vez menores.

Como se vê, ainda não há um consenso entre os especialistas, então é bom não se empolgar tanto a ponto de querer aplicar várias vezes ao ano!

Vou Perder a “Expressão”?

Meu maior medo é esse, porque o que mais vejo é gente que o rosto paralisou de tal forma que não dá pra saber se a pessoa tá rindo, chorando, triste ou feliz.

Esse risco existe sim, sobretudo quando são aplicadas doses altas e quando o produto não é aplicado nas áreas corretas, o que significa que o profissional não domina a técnica. Quando aplicado de forma correta, nos lugares indicados e na quantidade prescrita, o resultado é bastante natural, então tem que prestar atenção nas qualificações e referências de quem vai aplicar o produto em seu rosto.

Deu errado! E Agora?

Quando, no resultado, há falta de simetria entre um lado do rosto e outro, o que resulta numa sobrancelha mais alta que outra ou coisas do tipo, pode acontecer de precisar de uma nova aplicação, pra deixar o rosto mais harmônico e simétrico.

Quando a expressão fica engessada, paralisada, por causa do exagero, pode-se lançar mão de tratamentos que visem descontrair o músculo, como a eletro estimulação, ou esperar o efeito passar, o que é um terror.

Espero que esses alertas ajudem vocês de alguma forma, e torço para que cada uma tenha bom senso na hora de escolher o profissional que fará o procedimento e saiba a hora certa de parar!

Beijos

Ju Lopes

5.9/8 - (2 votos)

Written by Nat

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.

Tudo O Que Você Precisa Saber Antes do Botox!

Deficiência de Vitamina D Causa Doenças Graves!