in

Como Reduzir O Efeito do Estresse na Pele?

Pelo post anterior deu para perceber o quanto o estresse faz mal, né? Mas, cuidando direitinho, dá para evitar e até para reverter os danos! Vamos saber como? Acho digno!

O Básico do Básico!

Para começar, apostar numa alimentação saudável (sempre ela!), rica em alimentos antioxidantes, que dê ao corpo todos os nutrientes que ele precisa é essencial. Além disso, a ingestão adequada de água, chás e sucos também é imprescindível, pois hidrata de dentro para fora e ajuda a eliminar as toxinas. A prática de atividade físicas também ajuda, já que o exercício físico auxilia tanto na produção de serotonina, a substância do bem estar, como de outras substâncias que proporcionam relaxamento.

Suplementos de Antioxidantes

Os suplementos ricos em antioxidantes como a vitamina C, a vitamina E e o licopeno, por exemplo, são indicados, já que ajudam a combater os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce, que tem sua produção aumentada em casos de estresse.

Suplementos que contenha silício orgânico e minerais, como o zinco, também são boas opções, pois ajudam na estimulação do colágeno e na renovação celular, o que garante a juventude, a saúde e a beleza da pele.

mulher-cocando-pele

Limpeza da Pele

A limpeza da pele (não é limpeza de pele, é “lavagem” mesmo), que remove impurezas e livra a pele de toxinas, é uma importante aliada contra os efeitos causados pelo estresse, sobretudo em caso de peles oleosas e acneicas  Nesses casos, é indicado o uso de sabonetes mais “fortes”, como os que contêm enxofre e ácido salicílico, por exemplo. Após a lavagem com sabonete, deve-se usar um tônico adstringente sem álcool (para não causar efeito rebote, que é quando a pele produz ainda mais sebo), para finalizar a limpeza e retirar as impurezas mais “resistentes”.

Para peles que apresentam ressecamento e descamação durante o período, o ideal são os sabonetes mais hidratantes, que garantam a reposição hídrica, evitando o problema.

O Hidratante

O hidratante, chamado de creme de tratamento, é essencial nessa fase, sobretudo os que possuem a propriedade de acalmar e refinar a pele. Para quem fica com a pele mais oleosa, o ideal são os séruns ou as loções oil free.

Os cremes que contêm vitamina C são aliados “da linha de frente”, pois refinam, iluminam, clareiam e protegem a pele, além de serem importantes na produção do colágeno.

Em todos os casos, mesmo que a pele esteja seca ou descamativa, os cremes muito densos e oleosos devem ser evitados pois pioram o desequilíbrio.

Em Que Apostar?

Além de sabonete potente e de creme com Vitamina C, vale investir em um bom filtro solar e em hidratantes que contenham silício orgânico e ácido hialurônico, que é um hidratante potente. Para aumentar a firmeza da pele e evitar a flacidez, pode-se investir em produtos com ativos como o tensine. Já para quem deseja apostar na renovação celular, é bom procurar ativos como o alistin e o matrixil. Para combater os radicais livres, cremes à base de vitamina C, que falei acima, e de vitamina E são boas pedidas.

Beijos

Ju Lopes

Rate this post

Written by Nat

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.

O Estresse Acaba Com A Pele!

Sabonete Íntimo Faz Mal?