Muito trabalho, casa para arrumar, problemas com a família, filhos para levar à escola, marido ou namorado para dar atenção, lista de mercado gigante e horas na frente do computador para responder e-mails.
Essa falta de tempo para cuidar de você, fazer uma atividade física ou apenas dormir é um passo curto para vir o estresse, a dor de estômago, o cansaço e as rugas. Sim, porque estresse é causador de rugas e sinais de pele cansada. Ela, assim como outros órgãos do seu corpo, fica estressada e merece muita atenção nesta fase.
Resultado (ou melhor, sintomas!) disso é o envelehcimento precoce. Isso porque o estresse deixa a pele atrofiada, o que faz com que a produção natural de colágeno diminua, deixando a pele mais enrugada e cheia de nervurinhas, que mostram mais idade que você tem. E outra característica é manchas avermelhadas e partes do queixo ou da testa mais ressecadas.
Já a parte do nariz e perto dos olhos pode ficar mais oleosa. Bem longe daquela pele homogênea que a mulherada procura.
Mas os prejuízos do estresse na pele não param por aí. Se você quiser saber se a sua pele está estressada, faça o teste: ao acordar, vá direto para o espelho e veja se os seus poros estão dilatados, se há manchas avermelhadas ou espinhas no queixo, pele ressecada e descascando na região do nariz e leves ruguinhas ao redor da boca. Se isso tudo ou só algumas situações aparecerem, cuidado: é sinal de estresse, sim. E é preciso tomar cuidado e buscar ajuda.
Uma boa alternativa é marcar uma consulta com dermatologista e buscar tratamentos em clínicas de estéticas de confiança.
Para começar, uma boa limpeza de pele é necessária. Se a pele estiver oleosa, a limpeza vai ajudar a amenizar a oleosidade, tirar as espinhas e limpar toda a área.
Se o seu caso for ressecamento, a limpeza também vai ajudar a hidratar o rosto e amenizar as manchas avermelhadas e descamações no nariz ou testa.
Em casa, os cuidados devem ser redobrados: o indicado é usar sabonetes específicos para o seu sintoma e, também, passar a consumir produtos para tonificar o rosto e adstringentes, que conseguem tirar a poluição ou toxinas da pele. Tudo isso quem vai indicar para você é uma médica. A orientação dela também vem para os cremes.
Geralmente, quando a pele está estressada, são indicados cremes hidratantes de textura leve e mais fina, sem muito óleo na formulação, justamente para não deixar a pele do rosto mais pesada ainda.
Os produtos chamados de oil free são sempre bem indicados para quem sofre com a oleosidade e o excesso de brilho no rosto. Para tratar o estresse, uma boa indicação são loções ou cremes para a região dos olhos, que possuem na composição muita água e sejam em forma de gel. Esses ingredientes hidratam e recuperam a pele homogênea.
É importante buscar produtos com vitamina C na fórmula para evitar mais ressecamento e nutrir a pele. Pode ser em gel, creme bem fininho ou sérum específico para a pele.
Todos os produtos com composição de muito óleo e pastosos, devem ser evitados quando a pele estiver estressada. Eles são pesados e não deixam a pele respirar ou voltar a ser homogênea. As mesmas dicas valem para a hora de se maquiar.