O sabonete é um produto que faz parte da vida de todo mundo, mas qual é a melhor versão: líquido ou em barra?
De modo geral, o sabonete líquido é, sim, muito melhor que o sabonete em barra, por vários motivos.
Primeiro, tem a questão da higiene, pois como a versão em barra é “manipulada” diretamente com as mãos o tempo todo e quase sempre por várias pessoas, o risco de “contaminação” é muito maior do que a versão líquida, que não tem contato direto com as mãos nem com o ambiente, sendo, por isso, muito mais higiênico.
Sabonete não se divide, é de uso individual, mas como nem sempre as coisas acontecem como deveriam, a versão em barra acaba sendo bem menos higiênica.
Outra diferença importante diz respeito à diferença de pH entre as duas versões. O sabonete líquido, de modo geral, possui um pH neutro e, mesmo que não seja, ele quase nunca é alcalino, como acontece com a versão em barra, então dá para acrescentar outros princípios ativos que tratam a pele, como aminoácidos, extratos vegetais, ácidos, óleos essenciais e vitaminas, por exemplo. E isso faz toda diferença no resultado final, pois além de limpa a pele estará tratada.
Essa formulação mais neutra é ótima para quem tem pele sensível, que fica irritada com facilidade, pois, ao contrário dos sabonetes em barra, eles dificilmente contêm substâncias abrasivas e são feitos com ingredientes de baixo potencial irritativo. Lógico que para cada tipo de pele existe um sabonete específico e uma pessoa de pele sensível não deve usar sabonete para pele oleosa, por exemplo, porque pode conter substâncias potencialmente irritativas, mas, de modo geral, os sabonetes líquidos são menos irritativos e mais benéficos para a pele sensível que os sabonetes em barra.
As meninas de pele seca também se beneficiam mais com esse tipo de sabonete, pois podem conter mais substâncias hidratantes e emolientes, além de óleos vegetais, que limpam suavemente ao tempo em que hidratam a pele.
Para as meninas de pele oleosa, a vantagem é que a possibilidade dele deixar a pele “repuxando” é bem menor, mas isso não significa menos eficácia.
Quase sempre são mais caros que as versões em barra e, por isso, muita gente evita comprar. Mas o custo benefício compensa, pois eles tendem a render muito mais! O que acontece é que no uso do sabonete líquido há menos desperdício e no sabonete em barra há perda tanto por causa da água, tanto por causa do vapor do chuveiro. Ou seja, a versão em barra, apesar de mais barata, acaba saindo mais cara, pois a gente gasta mais.
Além disso tudo, a grande maioria pode ser utilizada tanto no rosto quanto no corpo, justamente por serem mais neutros, o que significa que nem ressecam demais, nem deixam a pele oleosa demais. Os sabonetes em barra, ao contrário, devem ser de uso específico para o rosto ou para o corpo.
E, por fim, tem a questão do cheiro. É que os sabonetes líquidos costumam ser mais suaves em relação à fragrância e isso é ótimo porque não mistura com o cheiro do perfume, por exemplo. Além disso, menos fragrância significa menos irritabilidade, o que é excelente para quem é mais sensível.
Beijos
Ju Lopes