Um questionamento muito comum por parte das mulheres é se os cremes redutores de medidas funcionam ou não. Claro que todo mundo sabe que a receita mais eficiente para reduzir medidas passa por uma alimentação correta e pela prática regular de exercícios físicos, mas se existem cosméticos que podem dar uma mãozinha, que mal tem testar, não é mesmo?
A promessa dos redutores de medidas é tentadora: com uma simples aplicação, acompanhada, preferencialmente, de uma boa massagem, acabar com a gordura localizada, e tudo isso sem dor, sem esforço e com toda praticidade do mundo.
Mas será que eles funcionam mesmo?
A cada dia surgem mais e mais produtos e ativos que prometem acabar com a gordura localizada, e novos produtos são lançados regularmente com esse intuito. A ideia é que os ativos presentes nesses produtos penetrem na camada de gordura, o que, convenhamos, não é tarefa fácil, já que a pele, na grande maioria dos casos, impede que esses ativos passem através dela justamente pelo seu nível acentuado de impermeabilidade.
Apesar de difícil, já existem sim, ativos que conseguem penetrar na pele e chegar até o tecido adiposo, gerando uma ação lipolítica e resultando na quebra da gordura.
Via de regra, os produtos que prometem a redução da gordura localizada são os mesmos que buscam combater a celulite e, por isso, eles aquecem a região, melhorando a circulação local, aumentando o metabolismo e induzindo a quebra de lipídios, levando ao emagrecimento celular.
Apesar de poderem ser eficientes, para que apresentem resultados eficazes esses cremes precisam ser aplicados com disciplina, ou seja, é preciso que o uso seja constante, e isso não significa um ou dois meses. Manutenção constante, nesse caso, é manutenção duradoura, pois quanto mais tempo de uso do produto, melhores serão os resultados, o que significa que o ideal é usar por tempo indeterminado.
Além disso, é preciso aplicar da maneira correta, pois isso faz toda a diferença! De nada adianta comprar cremes potentes, de marcas conceituadas e com ativos de primeira se você não sabe aplicá-los corretamente, pois o efeito não será o mesmo.
Para começar, é preciso que a pele esteja limpa e livre das células mortas, senão o produto não consegue penetrar direito na pele. Para conseguir isso, a esfoliação é a melhor saída, pois ela vai ajudar os ativos a serem melhor absorvidos e potencializar os resultados.
Feito isso, aplique o creme com a pele ainda úmida, também para potencializar os resultados. A aplicação deve ser feita com uma massagem “drenante”, com movimentos circulares, de baixo para cima, pois só aplicar o produto na pele não basta.
Fora isso, escolha um produto de boa qualidade, ou, melhor ainda, veja com sua dermatologista a possibilidade de manipular algum produto com esse fim específico, assim é possível colocar quantidades maiores de determinados ativos, como a aminofilina, a cafeína e o liporeductil, por exemplo, o que torna a fórmula ainda mais eficaz e potente.
Eu sempre prefiro os manipulados, que são mais baratos e muito eficientes!
Beijos
Ju Lopes