Como Lavar e Higienizar seus Pincéis?

Maquiagem estraga a pele? Depende de como você usa e como você tira, mas algo que pode estragar, e muito, sua pele é um pincel sujo. A quantidade de bactérias, fungos e resto de maquiagem em um pincel pode comprometer a saúde de pele, favorecer o aparecimento de acne, cravos e até alergia. Hoje eu vou dividir com vocês algumas maneiras de lavar e matar todas as bactérias dos pincéis de maquiagem, para isso convidei minha amiga e farmacêutica, Josie, que tem bastante conhecimento e deu ótimas dicas.

shampoo_pinceis

Eu sempre lavei meus pincéis com Shampoo Johnson, aquele amarelinho, fez parte da infância de muita gente e é uma boa opção na hora de lavar nossos apetrechos. Sempre que usar shampoo ou sabonete neutro, opte por aqueles que não são perolados, pois os pigmentos podem sobrecarregar as cerdas.

Mas a questão é: lavar não mata as bactérias e fungos. E agora?! Precisamos de algo antisséptico para realmente higienizar as cerdas e ao mesmo tempo não pode ser qualquer mistura dessas que encontramos online.

Confira, no vídeo, a maneira mais segura de limpar seus Pincéis


Assista no Youtube em HD – http://youtu.be/fapTndG8kJA

Eu ainda não conhecia a Clorexidina, ela é muito usada em hospitais e por profissionais da saúde para higienizar utensílios, lavar as mãos. Ela é bem eficaz também para a lavagem dos pincéis e melhor do que um simples shampoo neutro, consegue matar as bactérias que acabam proliferando nas cerdas com o passar do uso e acúmulo de maquiagem. A Clorexidina não é tóxica, pode estar em contato com a pele normalmente e não oferece riscos ao meio ambiente.

clorexidina_pinceis

As versões que usamos são:

  • Solução com Tensoativos: é aquela que faz espuma e substitui o shampoo/detergente, com enxágue. Ela já lava, higieniza, para mim é  a mais completa e prática!
  • Solução Aquosa: pode ser borrifada nas cerdas após cada uso, sem enxágue

Eu prefiro a solução com tensoativos, pois é preciso realmente lavar, enxaguar para remover todo o excesso de pigmento e resíduos de maquiagem dos pincéis. Como esse produto é vendido em lojas de artigos hospitalares é legal você chegar lá tendo em mente que a partir de 1% de concentração, já serve para nosso propósito de lavagem dos pincéis. Cada unidade de 100ml, custa em média R$4. Que ótimo, hein?!

secando_pinceis

Depois de lavar seus pincéis, sempre os deixe secando na posição horizontal, assim você evita que a umidade da lavagem chegue ao cabo e faço com que ele descole, ok?! Para quem tem pincéis de cerdas naturais, de tempos em tempos, é legal hidratar com condicionador diluído em água, enxaguando no final.

A lavagem dos pincéis deve ser feita de acordo com a frequência de uso: se você usa todo dia, lave pelo menos duas vezes ao mês. Pincéis de base e corretivo, geralmente são os que mais acumulam resíduos e bactérias, esses merecem uma atenção maior, com lavagens mais frequentes do que os pincéis de sombra, por exemplo.

Claro que hoje, no mercado, existem soluções prontas para higienizar, mas eu tentei buscar algo que tivesse um custo bem baixo e alta eficácia como uma alternativa para vocês!

Espero que tenham gostado da dica e lembre-se, um pincel sujo pode ser um inimigo para sua pele!

Beijos com amor,

Ju Goes*

Como Lavar e Higienizar seus Pincéis?
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Sobre JULIANA GOES

Viajante incansável, essa santista é a canceriana menos canceriana que ela conhece. Jornalista, apresentadora, patinadora, apaixonada por maquiagem, cosméticos e uma boa pechincha. Ela não sossega enquanto não tiver certeza de que fez a mulherada se sentir mais confiante e poderosa com suas dicas de beleza.

Minha Página
Saiba Mais

contato@patricinhaesperta.com.br

redacao@patricinhaesperta.com.br

* Saiba como escrever para o site PatricinhaEsperta CLIQUE AQUI.

Como usar corretivos coloridos?
Existe maquiagem ideal para o dia?
Tags: , , ,

Faça seu comentário aqui

RSS 2.0

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.