O estresse é um dos maiores causadores de problemas de saúde hoje em dia. O corre-corre do trabalho para casa, falta de tempo para atividade física, muita pressão do chefe, cobrança dos colegas e de si mesma causam o estresse. Ele, por sua vez, provoca sintomas de ansiedade, angústia, dores no peito, falta de ar, compulsão por comida e aceleram o processo de envelhecimento da pele. Tudo bem, você até pode dizer que não está estressada e que são apenas algumas espinhas que apareceram no seu rosto da noite para o dia. Mas atenção! A pele dá sinal de estresse e você precisa ficar atenta a isso!
Pele estressada é pele com um grau alto de envelhecimento. A elasticidade diminui, o colágeno não é mais produzido com tanta força e a pele fica enrugada, flácida e com manchas. E isso que você nem passou dos 30. O estresse aumenta a quantidade de radicais livres nas camadas celulares e, assim, dá força para as rugas surgirem. Com a pele mais frágil, a imunidade do corpo também diminui e o risco de aparecer uma herpes no canto da boca é muito grande.
O vírus, que fica alojado no organismo, aparece quando a pessoa está estressada ou passa por um momento de tensão. São pequenas feridas que podem surgir como bolhas e depois viram casquinha e inflamam. Geralmente aparecem na boca, nos dedos e também na área genital feminina. Para tratar o problema, só consultando com um especialista e tomando medicação.
Outro sinal de alerta é quando a pele fica vermelha com facilidade, principalmente no rosto, onde pequenas bolinhas inchadas, com pus, aparecem. Pode ser também vasinhos vermelhos, que doem ao passar o dedo em cima. Esses dois sintomas de pele estressada são chamados pelos médicos de rosácea, quando as camadas da pele ficam mais sensíveis e qualquer momento de estresse podem ficar vermelhas e provocar inflamação.
Falando em inflamação, acnes e espinhas também são sinais de que a pele está estressada e produzindo muito sebo. Isso porque o estresse ativa as glândulas do corpo que fabricam a oleosidade natural e, assim, começa o processo inflamatório das espinhas e acnes. Neste caso, uma boa limpeza de pele pode resolver o problema, além, claro, de mudanças de hábitos como prática de exercícios, alimentação equilibrada e menos horas de trabalho. Se você começar a retirar e cutucar as espinhas e acnes, podem viram pequenas manchas ou cicatrizes. Então, controle-se!
Um caso mais grave de infecção é o furúnculo, que pode surgir onde há excesso de gordura localizada no corpo ou onde tem pelos, como o bumbum e a virilha. Ele é bem maior que a acne e mais duro, que dói quando aperta e também quando você mexe o corpo. É preciso tomar antibiótico e fazer um tratamento com ajuda médica. É preciso ficar atenta e cuidar imediatamente se algo assim surgir no seu corpo. Nada pior que fazer cirurgia para tirar um furúnculo inflamado.
Alergias, coceiras e irritações também são sinais de alerta que aparecem em uma pele estressada. O corpo está com imunidade baixa, o estresse provoca as células, que ficam facilmente adeptas a alergias do calor, por exemplo, ou de algum alimento. Ou, também, só de ficar horas em uma reunião ou discutindo com o chefe sobre a nova ação da empresa. Quando isso acontecer, muito creme hidratante e filtro solar antes de sair ao sol. Também é importante lavar a região com água fria e evitar coçar a área atingida. Se persistir mais de uma semana, procure um médico.