Eu sempre falo por aqui que a raiz do meu cabelo é um desastre absoluto, porque mais parece uma frigideira de batata de tanto óleo.
Se no meu caso, que é só a raiz, a coisa complica, fico imaginando como é difícil para as meninas que possuem o cabelo todo oleoso e, pior ainda, ralinho…
O que causa a oleosidade capilar?
Na grande maioria dos casos, a oleosidade capilar é possui causas genéticas, mas inúmeros outros fatores, como o estresse, as alterações hormonais, o uso de anabolizantes e as químicas capilares, por exemplo, podem desencadear o problema.
O cabelo fica oleoso porque as glândulas sebáceas do couro cabeludo produzem uma quantidade maior, muito maior, de sebo, o que acaba deixando o cabelo, que geralmente é mais fino, com aspecto de sujo, gorduroso, sem volume, ensebado e pesado.
Cuidados Básicos
Diante desse quadro, não há “reza braba” que dê jeito, é preciso tomar alguns cuidados e usar produtos específicos para controlar o problema.
Lavar os fios diariamente, e com água em temperatura ambiente, é absolutamente necessário.
A água quente deve ser evitada, pois estimula ainda mais a oleosidade.
Pra quem acha que lavar diariamente estraga os fios, vale lembrar que isso é mito e que só a lavagem vai reduzir.
Evite passar as mãos nos fios o tempo todo, pois isso piora o quadro, já que os resíduos de sujeira e oleosidade da palma da mão são transferidos para os fios.
Quando for escovar o cabelo, evite muita proximidade com o couro cabeludo e prefira, no caso da raiz, jatos frios de ar.
A esfoliação capilar ajuda bastante a controlar a oleosidade dos fios e, de quebra, deixa o cabelo mais bonito.
Químicas Capilares
Algumas químicas capilares, como as luzes, tendem a deixar os fios mais porosos, ressecados e, consequentemente, diminuir UM POUCO a oleosidade, enquanto outras, como as selagens e as escovas progressivas, aumentam ainda mais o aspecto oleoso.
Segue no próximo post!
Beijos
Ju