É fato que tanto o calor quanto o sol são agentes nocivos que causam danos aos fios.
Só pela observação a gente já percebe que o sol estraga os cabelos, que ficam mais ressecados e desbotados.
Assim, como o sol, o calor também causa danos, e isso foi, inclusive, tema de estudo realizado pela UNICAMP.
O calor, além de desbotar os fios e contribuir para o seu “amarelamento”, é um dos responsáveis pela perda de proteínas, aquelas que são a base para um cabelo sadio e bonito.
Saiba mais: Melhores Máscaras Reconstrutoras
Saiba mais: Melhores Máscaras Reconstrutoras – Parte 2
E o calor que estamos falando também é o calor da chapinha e do secador, por isso é tão importante usar protetor térmico.
A luz solar também causa esse desbotamento (por causa dos raios UVA) e perda de proteínas (por causa dos raios UVB), e isso pode ser minimizado com o uso de protetor solar capilar.
O desbotamento ocorre mesmo nos climas mais frios, sendo que, quanto mais quente o local, mais amarelo o cabelo fica. Já em ambientes mais frios, o cabelo desbota e fica “acinzentado”.
Quando o cabelo passa por esse tipo de problema, é importante realizar manutenções periódicas com máscaras de reconstrução, pois um cabelo sem proteínas é um cabelo frágil, quebradiço, sem brilho e sem vida.
Quanto ao desbotamento e conseqüente “amarelamento” dos fios, os produtos desamareladores ajudam, mas é preciso lembrar que esses produtos, de pigmentação anil ou violeta possuem um peso molecular alto e isso significa que ele fixa somente na superfície dos fios, saindo facilmente nas lavagens.
Então, já que a gente quer exibir madeixas bonitas, vamos começar a “brincar” de proteger o cabelo, né?
Juízo!
Beijos
Ju Lopes