Qual O Melhor Adoçante Para Sua Dieta?

São vários os tipos de adoçante disponíveis no mercado e para escolher corretamente qual o melhor para sua dieta é preciso conhecer um pouco mais sobre cada um deles.

A sacarina, que é bem utilizada na indústria alimentícia e cujo poder adoçante chega a 500 vezes mais que o açúcar, foi o primeiro adoçante sintético descoberto.

A maior desvantagem é o gosto “amargo” que fica após a ingestão. Em compensação, é estável quando submetido a altas temperaturas e é de fácil solubilidade.

Além disso, existem estudos que relacionam o seu uso com o câncer, o que fez com que ele caísse em desuso.

Outro adoçante artificial muito conhecido é o ciclamato, facilmente encontrado na formulação de bebidas dietéticas.

Seu poder adoçante é bem menor que o da sacarina, adoçando “apenas” 30 vezes mais que o açúcar.

As duas maiores vantagens são a isenção de calorias e o menor gosto residual.

Vale lembrar que, assim como a sacarina, ele não é metabolizado pelo organismo e é estável em altas temperaturas.

É proibido em vários países do mundo, já que existem estudos que relacionam o seu uso com o câncer, mas permitido aqui no Brasil por “falta de provas”.

O aspartame possui sabor mais branco e deixa menos resíduos de amargor na boca, tendo potencial adoçante elevado, de, em média, 200 vezes mais que o açúcar comum.

É muito utilizado na indústria alimentícia e possui baixo teor calórico, mas é sensível a altas temperaturas e vem sendo considerado cancerígeno.

Aqui no Brasil é liberado e considerado seguro.

A sucralose possui um poder adoçante 600 vezes maior que o açúcar, não é metabolizado pelo corpo, é isento de calorias, estável em altas temperaturas e resiste bem ao armazenamento prolongado.

Entretanto, também já foi relacionado ao câncer, assim como o acesulfame, que chegou a ser proibido em alguns países em 1988.

A frutose – que é encontrado nas frutas, e também no mel, nos cereais e nos vegetais – é muito utilizada na fabricação de alimentos para diabéticos, já que é metabolizado no fígado, mas sem a presença de insulina.

Como contém calorias, é preciso ser consumido com cuidado por quem deseja emagrecer.
Já a tagalose – que é produzido através do açúcar do leite – contém, em média, 1.5 calorias por grama, sendo bem tolerado, mas pouco conhecido.

Por fim, a stévia, que é um adoçante natural com poder adoçante 300 vezes maior que o açúcar.

É considerado seguro, não apresenta contraindicações e é bem tolerado.

Entretanto, apresenta um gosto residual marcante.

No próximo post falo mais sobre a stévia, que é uma opção segura e saudável!

Beijos

Ju Lopes

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Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

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