O uso excessivo de queratina e demais ativos reconstrutores tem causado MUITO mais danos aos fios que a falta deles.
O que acontece é que a pessoa ACHA que o cabelo está acabado e que reconstruir é preciso e daí se joga em tudo quanto é reconstrução que vê pela frente, encharcando o cabelo de queratina dia após dia e o cabelo, claro, nunca melhora. Aí a pessoa se desespera ainda mais e, ao invés de parar, intensifica o “tratamento”, o que muitas vezes leva à quebra dos fios.
Isso ocorre porque caso o fio não precise de queratina ou já tenha sua necessidade de queratina suprimida e continue a recebê-la, acaba acumulando-a na cutícula dos fios, o que deixa o cabelo “duro”, áspero e enrijecido, o que, a longo prazo, faz com que ele se parta facilmente.
Ou seja, a pessoa acha que está tratando quando, na verdade, está destruindo o cabelo!
Por isso, por favor, MUITO cuidado ao sair usando produtos reconstrutores ou carregados de queratina, ok?
Isso vale também para shampoos, condicionadores, leave-in e qualquer outro produto capilar. Muitas vezes a pessoa usa, ao mesmo tempo, todo tipo de produto reconstrutor e isso só vai sobrecarregar e piorar os fios!
Quais Queratinas São Indicadas?
Existem várias opções disponíveis, mas, das que usei e que são baratinhas, gosto de uma da Novex, que é do tubo vermelho, e a da BioExtratus, que são completamente diferentes.
A queratina da Novex é “incolor” e não deve ser utilizada com fonte de calor. Ou seja, não dá para cauterizar os fios com ela, mas acho muito boa para queratinizar, usando pura, diretamente nos fios, e para misturar nas máscaras de hidratação quando julgo necessário. É uma boa opção para quem precisa reconstruir mas não tem, no momento, dinheiro para investir.
Já a queratina da BioExtratus é amarelinha e é ótima para cauterizar os fios (diluída), mas pode também ser utilizada para queratinizar (também diluída) e junto com as máscaras de hidratação.
Essas são as que mais tenho referências pois são as que tenho/uso há mais tempo, mas se souberem de alguma que seja boa, avisem!
Tem Que Hidratar Antes ou Depois de Reconstruir?
Eu sempre disse aqui que jamais aplico uma reconstrução sem estar com o cabelo hidratado e faço isso uma semana antes da reconstrução.
Mas, após a reconstrução, após o seu enxágue, é indicado também aplicar algum tipo de hidratação. Complicou né? Eu explico!
É o seguinte: a reconstrução, via de regra, deixa o cabelo duro e pesado, meio espetado mesmo, e quando aplicamos uma hidratação depois, o cabelo ganha emoliência, ficando macio e soltinho.
Então, o que você vai fazer é lavar os fios com shampoo, aplicar a máscara reconstrutora, deixar pausar o tempo indicado na embalagem, enxaguar, retirar o excesso de umidade, aplicar a máscara de hidratação, deixar agir o tempo indicado e enxaguar.
Quando, após o reconstrução, mesmo hidratando, o cabelo continua espetado, faço umectação, porque ela vai proporcionar maleabilidade aos fios.
Beijos
Ju Lopes