Lavar os cabelos parece algo simples, já que, aparentemente, não dá para encontrar dificuldade em aplicar um shampoo, enxaguar, aplicar o condicionador e enxaguar.
Parece simples, mas não é, pois um produto errado, por exemplo, pode colocar todo o seu “ritual” a perder, o que se torna um entrave na busca de fios fortes, bonitos e saudáveis.
Já falei muito sobre isso, mas vou repetir: o shampoo deve ser escolhido de acordo com o tipo de cabelo e também com as necessidades do cabelo naquele momento. Se, por exemplo, seu cabelo é normal e você fez luzes, você não deve mais usar o shampoo para cabelos normais, mas sim o shampoo para cabelos com luzes, quimicamente tratados, pois apesar de ter o cabelo normal e ser esse o seu tipo de cabelo, naquele momento o seu cabelo precisa de ativos que são comumente encontrados em shampoos para cabelos quimicamente tratados.
Cabelos quimicamente tratados, por exemplo, quase sempre exigem shampoos mais reconstrutores, até que o fio esteja “recuperado”. Já cabelos que nunca passaram por química, não reagem bem, na grande maioria das vezes, com os produtos reconstrutores, pois eles acabam deixando o fio “duro”.
Então, não é só lavar, é lavar com o produto certo, que muda dependendo do que você fez no seu cabelo e de como ele está.
Pode alternar dois ou mais shampoos e condicionadores diferentes?
Essa é uma dúvida que muita gente tem, sobretudo as mulheres, que acabam comprando “meio mundo” de produtos. E a resposta é sim, desde que sejam produtos indicados para o seu tipo e condição atual do cabelo.
Utilizando o exemplo dado acima, se você já tem em casa um shampoo para cabelos normais, que é o seu tipo de cabelo, dá pra alternar, sim, com o shampoo para cabelos quimicamente tratados, que é a condição atual do seu cabelo.
Além disso, há quem defenda que, ao usar sempre o mesmo shampoo, o cabelo adquire “carga elétrica”, ficando arrepiado, embaraçado e indisciplinado, e, ao alternar o shampoo, esse problema é minimizado.
Lavar o Cabelo Todo Dia Faz Mal?
Sempre que comento por aqui que lavo o cabelo todo dia, porque transpiro muito e minha raiz é oleosa, muita gente me dá bronca, dizendo que estraga o cabelo.
Em situações normais, o ideal é que o cabelo seja lavado em dias alternados para preservar o manto hidrolipídico. Ou seja, preserva a oleosidade natural que é produzida pelo nosso organismo para ajudar a proteger a haste capilar.
Mas, em alguns casos, não é possível evitar a lavagem diária, seja porque a pessoa transpira muito, seja porque a pessoa trabalha em ambientes que tenham muita gordura ou muita poeira, seja porque a pessoa faça atividades físicas diariamente ou porque tenha os fios muito oleosos. Nesses casos, lavar os fios diariamente é uma necessidade e não lavar pode comprometer a saúde dos fios.
Aqui vale uma ressalva para quem está com os fios fragilizados, com corte químico ou elástico, e vem fazendo reconstrução e hidratação semanalmente: ao aplicar a máscara de tratamento e lavar em seguida, os fios devem ficar ao menos dois dias sem lavar, para que os ativos fiquem o máximo possível em contato com os fios e o efeito seja maior.
Segue no próximo post!
Beijos
Ju Lopes