Quando você decide ir ao salão para cortar o cabelo ou pintar de uma nova cor, vai pela moda ou em busca de uma imagem que você quer passar para as pessoas? Se a resposta for a segunda opção, preste atenção nesta matéria: estamos falando, então, sobre o visagismo.
Uma técnica que usa o cabelo, o tipo de maquiagem, as cores do fio e o formato do rosto para passar uma postura ou uma imagem pessoal determinada. Ou seja, tem tipos de cortes e tons de tinta que a deixam mais madura, mais romântica, estilo menina ou mulherão.
A técnica é, em outras palavras, uma construção da imagem que você quer passar com o seu visual. E é claro que toda essa transformação tem a ver com o seu perfil, suas características pessoais tanto de estética, quanto de personalidade.
O visagista Marcos Luis Pedroso, de Santa Catarina, explica que é feita uma consulta antes de fazer o corte e aplicar as novas cores, para entender como é a cliente e todas as suas necessidades de imagem. “É uma longa conversa de avaliação sobre tudo o que a cliente está passando neste momento de sua vida. São feitas perguntas sobre sentimentos, vontades, postura profissional, plano de carreira, conquista no campo afetivo. Tudo isso é importante para montar uma espécie de design no rosto da pessoa”, explica.
Nesta consulta, que sempre leva cerca de uma hora de conversa, o profissional visagista pergunta sobre tudo o que você está sentindo e também analisa a forma do seu rosto, como são suas expressões mais fortes, o tamanho da testa, a cor dos seus olhos e da sua pele, se a sua boca é caída ou para cima, se as sobrancelhas estão alinhadas, qual o formato do nariz e até o volume de bochechas. “É muito mais que apenas um corte novo. É uma mudança que vai atribuir na sua carreira e na forma com que as pessoas lhe veem”, diz Marcos.
O profissional ainda explica que não existe padrão no visagismo. Ou seja, não adianta levar uma foto de uma atriz famosa e querer se parecer com ela. Na verdade, o profissional vai construir uma imagem que identifique você, e não a estrela de novela. “O visagismo trabalha com a estética pessoal, a imagem pessoal, e não copia um modelo. Cada pessoa tem as suas necessidades e o seu estilo. Quando vamos colocar a técnica em prática, sempre frisamos que a beleza está em cada um, no que fica em harmonia com todos os fatores analisados. E não em uma cópia”, explica o visagista.
Cada tipo de linha de cabelo, por exemplo, quer expressar algo diferente. De acordo com Marcos, mulheres que têm cabelos com linhas levemente onduladas, estilo Sabrina Sato, são mais românticas e transmitem calma. “Cachos médios, sem muita forma definida, passam a imagem de confusão, pessoas que precisam de organização na vida pessoal. Já quem tem os cachos bem encaracolados, chamados de cabelinho de anjo, está passando uma imagem mais infantil. Eu explico tudo isso quando a mulher chega no salão. E a partir do que ela quer passar, montamos o desing, de acordo com suas características.”
Cabelos que têm as linhas bem retas representam uma pessoa bem estruturada e firme nas decisões. Já quem gosta de linhas mais inclinadas, num estilo mais jogado para frente e curto atrás, quer passar uma imagem de agilidade e dinamismo. “Mas atenção se as suas linhas costumam ficar para dentro, em direção ao rosto: isso mostra insegurança e desequilíbrio na hora de tomar decisões”, alerta.