Foram muitos os óleos que vieram após o óleo de argan, mas ele continua reinando e é o preferido de muita gente. O problema é que não é todo mundo que saber tirar o máximo proveito do produto e, por isso, acaba não tendo grandes resultados.
O óleo de argan é indicado para todos os tipos de cabelo, desde os mais finos e oleosos até os mais grossos e ressecados, sendo útil para pontas duplas, frizz, hidratação e proporcionando brilho e maciez.
Confiram abaixo as formas corretas de uso!
Óleo de Argan Nos Cabelos: Formas de Uso
1- Como Anti-Frizz
Utilizado quando os fios já estão secos, ou naturalmente ou com o secado, ele controla o frizz, pois possui propriedades hidrofóbicas que repelem a água e a umidade da superfície capilar, impedindo a formação do frizz.
Basta aplicar duas ou três gotinhas do produto nas mãos e aplica-lo nos cabelos.
2- Como Finalizador
Utilizado nos cabelos (2 gotinhas) secos ou úmidos, ele controla as pontas duplas, nutre, dá um efeito mais liso e controla os fios, dando um acabamento brilhoso e sedoso. Se usado nos fios úmidos, o óleo de argan ajuda o cabelo a secar mais rápido.
3- Como Potencializador da Hidratação
Para hidratar e regenerar os fios, acrescente até 10 gotas de óleo de argan em uma quantidade de máscara hidratante suficiente para cobrir todo o cabelo. Lave os fios, retire o excesso de umidade e aplique a máscara, dando uma pausa de 30 minutos para que o produto aja nos fios.
4- Na Umectação
Esse é o tratamento que eu mais gosto com argan, pois faz uma diferença enorme logo de primeira.
Para isso, basta ir aplicando, da raiz às pontas, uma pequena quantidade de argan em todas as mechas até que o óleo seja absorvido pelo cabelo. O ideal aqui é misturar argan com óleo de coco ou óleo de abacate (meio a meio), pois é preciso uma quantidade um pouco maior e o óleo de argan custa caro, né?
Deixe essa umectação agir por pelo menos 1 hora, mas o melhor mesmo é fazer essa umectação antes de dormir, com o cabelo úmido, e usar uma touca para proteger os fios e potencializar o efeito. Depois é só lavar os cabelos normalmente.
Quem quiser usar touca térmica, deve fazê-lo com o cabelo úmido, pois se aplicar o óleo no cabelo seco e depois colocar uma fonte de calor (secador, chapinha ou touca térmica) há o risco de fritar os fios.
5- Na Coloração
Misturando 10 gotas de óleo de argan com a coloração ou o descolorante, protege-se os fios. Pode-se, também, aplicar 5 ml de óleo de argan nos fios, mecha por mecha, antes da coloração, e deixar sem levar até o momento de pintar para manter o cabelo protegido dos danos da tintura.
Vale lembrar que o argan aumenta a absorção do produto aplicado nos fios, potencializando seu efeito e proporcionando brilho intenso e maciez.
6- Como Pré-Shampoo
Para uma hidratação diária potente pode-se aplicar algumas gotas de argan diretamente nos fios ( umas 10 gotinhas), aguardar 30 minutos e lavar os cabelos como de costume para garantir mais hidratação.
O uso como pré-shampoo só é indicado para cabelos altamente porosos, ressecados e danificados, e é, na verdade, uma versão simples da umectação.
7-Para Nutrição Capilar
O óleo de argan é excelente para nutrir os fios, e o faz de diversas formas, mas a que eu mais gosto é aplicando nos fios após a lavagem com shampoo antirresíduos, que abre bastante a cutícula dos fios, pois isso faz com que o argan penetre profundamente nos cabelos.
As meninas que, como eu, são loiras, podem substituir o shampoo antirresíduos, que desbota a cor, por um shampoo para cabelos oleosos, que “limpa” mais que os shampoos normais.
O tratamento é praticamente o mesmo da umectação, o que diferencia é a utilização do shampoo de limpeza profunda.
8- Revitalização do Couro Cabeludo
Para revitalizar o couro cabeludo basta esquentar em banho-maria um pouco de óleo de argan e aplicar diretamente na raiz, massageando bastante. Isso estimula a circulação, revitaliza o couro cabeludo e estimula o crescimento capilar.
Cabelos oleosos não devem passar por esse procedimento, a após a aplicação os fios devem ser lavados.
Óleo de Argan na Pele: Forma de Uso
Não errei no título não, o óleo de argan pode e é muito utilizado na pele e nas unhas!
Na pele corporal, o óleo de argan atua com um agente que combate o envelhecimento, que regenera, que acalma em casos de queimaduras, que protege e que tem, ainda, ação fungicida.
Além disso, é um óleo que suaviza, nutre, hidrata profundamente, amacia, proporciona brilho, estimula a elasticidade ( pois estimula a oxigenação), restaura a camada hidrolipídica (por isso serve como agente hidratante e nutritivo) e combate doenças de pele como a psoríase, por exemplo.
Acham que é só isso? Pois estão enganadas, pois as marroquinas costumam usar esse óleo para muitas outras coisas, como estrias, acne, queimaduras solares, rachaduras na pele, ressecamento profundo, escaras e dermatites de vários tipos.
Ele pode tanto ser aplicado diretamente na pele, com uma massagem para auxiliar na absorção quanto misturado com cremes hidratantes, inclusive manipulados.
Óleo de Argan nas Unhas
O óleo de argan também pode ser utilizado nas unhas, sobretudo nas unhas frágeis e quebradiças, pois restaura, regenera, endurece e evita a descamação que é tão comum nas unhas mais frágeis e finas.
Nas unhas, basta aplicar, duas vezes por semana, algumas gotas de óleo de argan e massagear. O ideal é que as unhas estejam secas e sem esmalte.
O que é preciso ressaltar aqui é que o óleo de argan a ser utilizado no corpo e nas unhas é diferente do que é utilizado no cabelo, pois o que será aplicado na pele precisa ser 100% puro, e os que são utilizados nos cabelos geralmente contém óleos minerais e outras substâncias.
Óleo de argan capilar existe aos montes e tenho certeza que vocês já têm seus preferidos. Quanto ao corporal, procurem em farmácias de manipulação ou em lojas que vendam produtos naturais.
Beijos