Se eu perguntasse a vocês quantas de vocês ficam penduradas nas redes sociais por horas a fio? Muitas, senão todas me responderiam que ficam horas a perder de vista e nem se dão conta que o tempo passou, pois bem, é sobre isso mesmo que venho falar com vocês sobre essa tecnologia toda que existe para nos “aproximar” das pessoas e nos manter informados sobre o mundo.
Há tempos venho notando que as redes sociais vem ampliando, tudo começou com o orkut, hoje somos invadidos pelos facebooks, twitters e outras tantas que existem ou estão por vir. Pois bem, acredito que realmente essas estruturas informáticas sejam para nos aproximarmos das pessoas, mas até certo ponto. Essas redes só tem como fator positivo, pelo menos assim eu vejo, para quem tem amigos distantes, em outro País, outra cidade, ou mesmo para aquelas pessoas que querem reencontrar os amigos que fizeram pela vida.
Quando eu digo que só vejo esses fatores como positivos, não é por que não uso nenhum desses recursos, mas vejo a humanidade e as relações físicas se esvaindo. As coisas que antes eram costumes, hoje perderam-se no tempo. Antes para conseguirmos falar com alguém de outro País ou cidade, enviávamos cartas e esperávamos por dias, quase meses para ter uma resposta dependendo do local de destino. Hoje, recebemos as respostas em instantes, coisas que beiram até os segundos.
Vejo amigos meus adicionando pessoas que viram uma única vez, para fazer número, e o que importam números se nem se quer trocamos meia hora de papo furado com tal pessoa?!!! Entendem, como as relações estão vazias?! As amizades que fazíamos na rua, quando éramos crianças mesmo, ou mesmo brincando debaixo do prédio estão em extinção, tudo por conta das tais redes sociais.
Estou fazendo esse discurso todo, pois vejo que os conceitos mudaram, as perspectivas mudaram, a forma de ver o mundo e as relações mudaram e irão mudar ainda mais. Falo isso tudo, pois muitas vezes me assusto em como as coisas estão andando e como o barco está correndo, mas não adianta chorar, pois a tendência é essa, a tendência é daqui a pouco não precisarmos sair de casa pra nada, nem para bater um papo furado com nossos amigos, tudo será virtual. Mas lembro que o contato físico e humano faz parte da evolução, da sociabilização de qualquer indivíduo.
Ai meninas desabafei, mas vou contar uma coisa para vocês eu me penduro na internet, mas para estudar, para escrever para o patricinha, enfim me penduro no sentido bom da coisa, sabe?!!!
Um beijo e até o próximo
Raquel Assunção