Logo que a gente começa a fazer dieta, uma das primeiras indicações é substituir a carne vermelha pela carne branco, menos gordurosa e mais saudável.
Mas será mesmo que a carne vermelha faz tão mal assim para as dietas com restrição calórica.
A carne vermelha é uma proteína de alto valor biológico que contém absolutamente todos os aminoácidos que o nosso organismo necessita.
Além disso, ela é rica em minerais ( como o ferro), em ácido linoleico e em vitaminas do complexo B.
Mas não podemos esquecer, também que a carne vermelha é rica em gordura saturada, a gordura “do mal”, que contribui para o aumento do colesterol ruim e para doenças como diabetes e obesidade.
Com a dieta da proteína na moda, quase todo mundo sabe que uma dieta rica em proteína ajuda a emagrecer mais rapidamente, certo?
Então, a carne vermelha, por si só, não é a vilã que todos pensam, já que, dependendo do corte e da quantidade, ela não é prejudicial.
Lógico que se você comer a “capinha” de gordura, ela vai engordar, mas isso acontece também com a galinha, por exemplo, já que temos que retirar a pele, parte extremamente gordurosa.
Uma coisa importante, também, é a forma de preparo da carne, porque é muito mais saudável comer uma carne assada ou grelhada, sem óleo (ou com óleo de coco, por exemplo), do que comer carne frita, cheia de óleo, né?
Beijos
Ju