Já falei muito do colágeno por aqui, e como o verão vem chegando, muita gente começa a questionar quais são os benefícios proporcionados, então resolvi escrever um post pra responder as perguntas, bem como, indicar quais os alimentos ricos nessa substância.
Sabe-se que o colágeno representa nada menos que 25% de toda a proteína do nosso organismo, sendo o principal componente proteico da pele, das cartilagens, dos ligamentos e dos ossos, dentre outros.
Como expliquei no post anterior, a função do colágeno é estrutural, pois é ele quem mantém as células unidas, e isso significa fortalecimento, elasticidade, tonicidade e resistência para a pele, os músculos, as artérias, as veias, os tendões, os ligamentos e os vasos.
É, como se vê, o colágeno é “o tal”, mas, infelizmente, há uma perda gradual na produção de colágeno pelo organismo a partir dos 25 anos, sendo que, a partir dos 30, perde-se, em média, 1% da capacidade de produção ao ano.
Por isso, a partir dos 25 é indicado “reforçar” a ingestão de alimentos ricos em colágeno, garantindo, assim, a quantidade necessária da substância.
Os alimentos ricos em colágeno são aqueles ricos em proteínas de origem animal, como carnes, peixes, frango, queijos e ovos.
Mas não basta ingerir alimentos proteicos, é preciso aumentar o consumo de alimentos ricos em vitamina C, selênio, zinco e vitamina E, pois assim potencializa-se a produção do colágeno.
Fontes dessas substâncias são a laranja, o limão, o kiwi, o morango, o caju, a acerola, a amêndoa, as folhas verde escuras e as castanhas.
Não dá pra esquecer, também, das gelatinas, que são fontes de colágeno, além de serem gostosas, leves e pouco calóricas.
Caso queira suplementar, opte pelos suplementos com alto teor de colágeno, para que sejam consumidas as 10g recomendadas por dia.
Sua beleza agradece!
Beijos
Ju Lopes