Meninas,
Para evitar o colesterol alto é preciso ter uma vida saudável, com uma alimentação balanceada e atividades físicas. Além disso, é preciso largar o cigarro e, se for o caso, perder alguns quilos, pois o excesso de peso aumenta o risco de doenças do coração e sofrer derrame.
Para baixar o colesterol é preciso diminuir o consumo de gordura saturada e trans, aumentar o consumo de fibras solúveis e aumentar o consumo de ômegas (ácidos graxos polinsaturados). O colesterol está presente em gorduras animais, por isso, dê preferência a gorduras vegetais e azeite de oliva, de canola e de sementes (óleo de milho, óleo de oliva, óleo de girassol, óleo de soja).
É preciso também fazer substituições inteligentes como em vez de fritar, o melhor é assar, grelhar ou cozinhar, diminuir a quantidade de sódio ingerida (sal) e o consumo de produtos industrializados, como refrigerantes, enlatados e embutidos, bem como EVITAR os alimentos abaixo, que são as principais fontes de colesterol:
- bacon ou toucinho
- pele de aves
- torresmo
- manteiga, creme de leite, leite condensado, achocolatados e nata
- CORTE frituras da alimentação, mesmo se feitas com óleo vegetal
- salsicha, salame, mortadela e lingüiça
- miúdos de boi e aves (fígado, coração)
- frutos do mar
- carne vermelha gorda
- doces e sorvetes cremosos
- biscoitos amanteigados e recheados, salgados
- queijos amarelados ( trocar por queijo branco, como ricota e cotage)
- leite integral
- maioneses e molhos prontos
Para prevenir ou diminuir o colesterol, o ideal é consumir carnes brancas (peixe e frango sem pele) e diminuir o consumo de carnes em geral, aumentar o consumo de fibras solúveis, frutas frescas, verduras, cereais, leguminosas bem como consumir alimentos ricos em ômegas, como sardinha, bacalhau e salmão. Dê preferência a iogurte desnatado, leite desnatado ou de soja, pão e arroz integral, além de aumentar a ingestão de água e moderar o consumo de bebidas alcoólicas. Pesquisas apontam que o consumo diário de aveia é fundamental para baixar o colesterol ruim e aumentar o colesterol bom, bem como o abacate e a linhaça, que também funcionam.
Dizem que o ovo deve ser evitado, mas pesquisas comprovaram que ele não aumenta o colesterol. Seu consumo deve ser apenas moderado e deve ser dada preferência a comê-lo cozido. Quem quiser saber mais obre o ovo, é só ler AQUI.
Essas dicas e esses alimentos são comprovadamente eficientes no auxilio na redução do colesterol, mas como já foi dito, é importante também manter uma rotina de atividades físicas e hábitos saudáveis, bem como a prevenção e o controle do colesterol, que irão proporcionar uma vida de qualidade e livre de doenças e complicações.
Beijos!!
Amanda Carvalho (amandacarvalho@patricinhaesperta.com.br)