Colesterol alto

Oi Meninas!

Cuidar da alimentação é um fator indispensável para quem quer ter uma vida livre de doenças e é fundamental fazer um acompanhamento médico para evitar surpresas desagradáveis e detectar precocemente possíveis complicações. Por isso, hoje vim falar do colesterol alto, mal que, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, atinge 40% dos adultos brasileiros.

Foto: Reprodução

O colesterol é uma substância gordurosa que é sintetizada pelo nosso organismo, no fígado e também pode ser adquirida através da alimentação. O transporte do colesterol é feito pelas lipoproteínas presentes no sangue e é essencial para o funcionamento de diversos processos bioquímicos, bem como na constituição das estruturas celulares e membranas, além de inúmeras outras funções. O colesterol pode ser de baixa densidade, o HDL, que é considerado o “bom colesterol” e de alta densidade, o LDL, conhecido como “colesterol ruim”.

Mesmo sendo tão importante para nosso organismo, altos níveis de colesterol são prejudiciais, pois ele é insolúvel no sangue e, quando acumulado, as artérias ficam obstruídas, forçando o coração a trabalhar mais para conseguir bombear o sangue, podendo provocar problemas cardiovasculares, como ataque cardíaco e tromboses cerebrais (AVC), responsáveis por uma morte a cada 33 segundos, o que é uma estatística assustadora, né?

Foto: Reprodução

A pior estatística, porém, é que 87,5% das pessoas que sabem que tem colesterol alto não  tratam nem controlam o problema, o que é realmente triste pois é um risco para a vida, é quase um suicídio! As causas do colesterol alto podem estar na alimentação rica em gorduras saturadas e trans, obesidade, hipertensão, cigarro e  sedentarismo. Algumas doenças também podem interferir nos níveis de colesterol no sangue, como hipotireoidismo, insuficiência renal, cirrose e diabetes mal controlada. Além disso, a genética interfere e muito, por isso, quem tem familiares com colesterol alto tem uma maior probabilidade de apresentar o mesmo problema.

Muitas pessoas sequer sabem que tem colesterol alto, pois é uma doença silenciosa e SEM SINTOMAS, por isso é importantíssimo fazer os exames necessários para que você não perceba que tem problemas com o colesterol quando já for tarde demais.

O nível ideal em adultos saudáveis de colesterol total é de até 200mg/dl, sendo que o LDL (ruim) deve ser menor que 160mg/dl e o HDL (bom) deve ser acima de 40mg/dl para homens e 50mg/dl para mulheres. Outro ponto importante é também avaliar o colesterol das crianças, que estão com suas taxas cada vez mais elevadas por conta da alimentação rica em produtos industrializados e fast-foods. E nem preciso dizer que o valor ideal para crianças é diferente dos adultos, né?

Quando as taxas estão elevadíssimas, o médico pode passar uma medicação, além de uma lista de alimentos a serem cortados da dieta. O ideal mesmo é sempre buscar uma alimentação balanceada, evitar cigarro, fazer atividades físicas e verificar a cada 6 meses ou pelo menos uma vez por ano as suas taxas. Consulte seu médico, prevenir é sempre o melhor remédio!

Quer saber o que comer e o que evitar na alimentação para manter os níveis de colesterol saudáveis? Leia AQUI!

Beijos!!

Amanda Carvalho (amandacarvalho@patricinhaesperta.com.br)

Colesterol alto
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.