Toda vez que começo a falar de outono e, consequentemente, das temperaturas mais frias fico “deprimida”, porque aqui em Jee continua um calor, um abafamento de acabar com tudo… Detesto! Mas, como a grande maioria das pessoas moram em cidades normais, vamos ao post!
Erra nº 1: Não Usar Filtro Solar!
Lá vem a louca do filtro solar de novooo!
Quem foi que disse que vocês estão dispensadas de usar o filtro solar só porque o sol não está “tinindo”? Sim, eu sei que “não tem sol”, eu sei que está frio e eu sei que dificilmente você irá se queimar, mas o fato é que os raios UVA e UVB continuam “pegando quente” também no outono e no inverno e em todos os dias do ano. Não “fazer sol” não tem relação nenhuma com os raios UVA e UVB e, consequentemente, com o uso do filtro solar!
Esses raios causam manchas, flacidez, sardas e até câncer de pele, portanto, nem pensar em deixar de usar!
Erro n° 2: Não Cuidar dos Lábios!
Mulher (e homem também!) de boca rachada, seca e soltando pele é um troço feio de se ver, não é mesmo? Como a pele dessa região é mais fina e, portanto, vulnerável, deve ficar ainda mais protegida do ressecamento, que tende a ser mais intenso nessa estação. Então, capriche nos balms ou no bepantol e mantenha a boca muito bem hidratada!
Erro n° 3: Não Usar Hidratante!
Se no outono e no inverno a pele resseca mais, o mais lógico é manter a pele devidamente hidratada, certo? Mas acontece justamente o contrário, porque, com as baixas temperaturas, as pessoas esquecem de passar o hidratante ou ficam com preguiça. Mas não pode! E não adianta substituir pelo óleo de banho não, viu? Óleo de banho, de modo geral, não hidrata a pele, apenas impede a perda hídrica. Ou seja, é complemento e não “ator principal”!
O que eu indico, aqui, são hidratantes mais concentrados, mais densos, com ativos mais potentes, como a ureia e os óleos e manteigas vegetais. Dos produtos “comerciais”, a Neutrogena tem um hidratante ótimoooo para pele extra seca e a Granado tem várias manteigas corporais que dão conta do recado direitinho. Vale testar!
Erro n° 4: Usar o Mesmo Hidratante Para o Corpo e Para o Rosto!
Cada parte do corpo tem um tipo específico de pele e, por isso, precisa de um tipo específico de hidratante. Por exemplo, se a pessoa usar no calcanhar e nos cotovelos o mesmo hidratante que usa nos braços e nas pernas, essas áreas não serão devidamente hidratadas, já que são muito mais ressecadas e grossas e precisam de um hidratante mais potente. Já quem usa no rosto o mesmo hidratante que usa no corpo corre o risco de ficar com a pele ainda mais oleosa e, pior, sofrer da acne cosmética, o que é um problema sério. Portanto, para cada parte do corpo é preciso um hidratante específico, e o hidratante corporal não deve ser utilizado no rosto, exceto em casos pontuais.
Beijos
Ju Lopes