Colesterol alto? Saiba o que evitar e o que comer!

Sobre Kalina Amaro

Kalina Amaro - É jornalista, blogueira, louca por cosméticos e compras. Dedica a sua vida à produção de conteúdos sobre cabelos e beleza.

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Meninas,

Para evitar o colesterol alto é preciso ter uma vida saudável, com uma alimentação balanceada e atividades físicas. Além disso, é preciso largar o cigarro e, se for o caso, perder alguns quilos, pois o excesso de peso aumenta o risco de doenças do coração e sofrer derrame.

Foto: Reprodução

Para baixar o colesterol é preciso diminuir o consumo de gordura saturada e trans, aumentar o consumo de fibras solúveis e aumentar o consumo de ômegas (ácidos graxos polinsaturados). O colesterol está presente em gorduras animais, por isso, dê preferência a gorduras vegetais e azeite de oliva, de canola e de sementes (óleo de milho, óleo de oliva, óleo de girassol, óleo de soja).

É preciso também fazer substituições inteligentes como em vez de fritar, o melhor é assar, grelhar ou cozinhar,  diminuir a quantidade de sódio ingerida (sal) e o consumo de produtos industrializados, como refrigerantes, enlatados e embutidos, bem como EVITAR os alimentos abaixo, que são as principais fontes de colesterol:

  • bacon ou toucinho
  • pele de aves
  • torresmo
  • manteiga, creme de leite, leite condensado, achocolatados e nata
  • CORTE frituras da alimentação, mesmo se feitas com óleo vegetal
  • salsicha, salame, mortadela e lingüiça
  • miúdos de boi e aves (fígado, coração)
  • frutos do mar
  • carne vermelha gorda
  • doces e sorvetes cremosos
  • biscoitos amanteigados e recheados, salgados
  • queijos amarelados ( trocar por queijo branco, como ricota e cotage)
  • leite integral
  • maioneses e molhos prontos

Foto: Reprodução

Para prevenir ou diminuir o colesterol, o ideal é consumir carnes brancas (peixe e frango sem pele) e diminuir o consumo de carnes em geral, aumentar o consumo de fibras solúveis, frutas frescas, verduras, cereais, leguminosas bem como consumir alimentos ricos em ômegas, como sardinha, bacalhau e salmão. Dê preferência a iogurte desnatado, leite desnatado ou de soja, pão e arroz integral, além de aumentar a ingestão de água e moderar o consumo de bebidas alcoólicas. Pesquisas apontam que o consumo diário de aveia é fundamental para baixar o colesterol ruim e aumentar o colesterol bom, bem como o abacate e a linhaça, que também funcionam.

Dizem que o ovo deve ser evitado, mas pesquisas comprovaram que ele não aumenta o colesterol. Seu consumo deve ser apenas moderado e deve ser dada preferência a comê-lo cozido. Quem quiser saber mais obre o ovo, é só ler AQUI.

Essas dicas e esses alimentos são comprovadamente eficientes no auxilio na redução do colesterol, mas como já foi dito, é importante também manter uma rotina de atividades físicas e hábitos saudáveis, bem como a prevenção e o controle do colesterol, que irão proporcionar uma vida de qualidade e livre de doenças e complicações.

Beijos!!

Amanda Carvalho (amandacarvalho@patricinhaesperta.com.br)

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