O cetilistate é um fármaco inibidor da lípase gastrintestinal, que são as enzimas envolvidas na hidrólise das triglicérides, que atua no bloqueio da absorção de gordura pelo organismo, o que leva a uma redução média de 30% da absorção intestinal da gordura.
Biologicamente funciona assim:
Na nossa dieta existem pequenas quantidades de fosfolipídios, colesterol e ésteres ( é assim mesmo que se escreve!) de colesterol , além dos triglicerídeos. Os lipídios são ligeiramente solúveis em água, de forma que cada estágio do seu processamento provoca problemas para o trato gastrointestinal. Praticamente toda gordura ingerida na dieta humana consiste de triglicerídeos, cuja digestão é feita por enzimas lipolíticas que separam as moléculas de ácidos graxos do glicerol.
Os lipídios, quando chegam ao estômago, separam-se em uma fase oleosa, enquanto os triglicerídeos passam por uma ação inicial da lípase lingual e lípase gástrica.
Ao chegar no duodeno e no intestino delgado os lipídios passam, com a ajuda dos ácidos biliares, por uma emulsificação, onde se permite o acesso das enzimas lipolíticas hidrossolúveis a seus substratos.
Por conta da lípase pancreática essa gordura é decomposta e aí ocorre a lípase entérica.
Traduzindo, significa que parte da gordura ingerida não é absorvida pelo organismo, o que acarreta em eliminação de peso.
Diferentemente da maioria dos remédios para emagrecer, o cetilistate não atua no sistema nervoso central e por isso não provoca sensação de saciedade e nem restringe o apetite.
Sua ação ocorre perifericamente e se concentra no trato gastrintestinal.
Os estudos clínicos realizados comprovaram que houve uma perda de peso significativa para as pessoas que tomaram esse fármaco, assim como redução da circunferência abdominal.
Os efeitos colaterais observados incluem diarreias oleosas e flatulência, que tende a reduzir com a continuidade do tratamento.
Ele atua de forma muito similar ao orlistate, mas apresenta menos efeitos colaterais.
Pelo que pesquisei na internet a embalagem com 90 cápsulas custa, em média, 120 reais.
Como é um medicamento, deve sempre ter seu uso indicado e acompanhado por um médico.
Eu não tomaria…Alguém já tomou?
Beijos
Ju
julianalopes@patricinhaesperta.com.br