Menstruação: Interromper ou Não?

A interrupção da menstruação é um tema extremamente controverso, principalmente porque dos dois lados (pró e contra) existem argumentos realmente sólidos.

Alguns médicos, dentre os quais Elsimar Coutinho e Malcolm Montgomery, defendem que, além de prejudicial em alguns casos, a menstruação é antinatural.

Sabe-se que anos atrás as mulheres tinham, em média, de 40 a 80 ciclos menstruais durante toda a vida, sendo que atualmente o número varia entre 400 e 500 ciclos, o que é um salto muito grande.

Esse excesso de ciclos menstruais gera um problema gigantesco, pois a cada ciclo e mulher é inundada por uma alta dose de hormônios que gera, no dizer de Malcolm Montgomery, uma “overdose hormonal”.

Blog65 - Menstruação: Interromper ou Não?

Essa overdose hormonal provoca inúmeros malefícios para a saúde da mulher, dentre os quais a endometriose, que vem do excesso de ciclos menstruais. Além disso, existem estudos que relacionam o aumento da incidência do câncer de mama com o aumento da quantidade de ciclos menstruais, pois quanto mais a mulher menstrua, maior é a probabilidade de desenvolver o câncer de mama.

Elsimar Coutinho diz que a suspensão da menstruação reduz significativamente a incidência de anemia, mioma, cólica e tensão pré- menstrual.

No sentido oposto, alguns médicos sustentam que ao suspender a menstruação perde-se um sinalizador da saúde feminina e que essa supressão também altera a harmonia do nosso ciclo hormonal.

  🔥HIDRATAÇÃO CASEIRA🔝🔥
    1. 🔝Hidratações caseiras
    2. 🔝Hidratação profunda caseira
    3. 🔝Óleo de coco no cabelo
    4. 🔝Hidração com azeite
    5. 🔝Cronograma Capilar Oficial

Agora que eu já falei o que os médicos acham, vou explicar direitinho o que eu acho.

Primeiro que essa discussão de “pode-não-pode” é irrelevante, porque quem tem que decidir isso é a mulher. É ela que sente cólica, que fica louca na TPM, que incha, que fica sensível, que tem enxaqueca, que sofre com mioma, que sente dores terríveis com a endometriose e que pode perder um seio ( e até a vida) por causa de um câncer de mama.

Então, por óbvio,  é a mulher que tem que pesar os prós e os contras e decidir. Pode causar alguns efeitos colaterais? Pode, claro.  Mas são basicamente os efeitos colaterais que a gente já está submetida quando usa a pílula.

Só que da mesma forma que não menstruar pode gerar alguns efeitos, menstruar também pode gerar, e os efeitos podem ser bem mais prejudiciais.

Os que pensam de forma contrária que me desculpem, mas eu não entendo como se pode achar que é natural sentir essa quantidade de coisas que a gente sente quando está menstruada. Como diz a mãe de uma amiga minha, “ isso só pode ser conversa de homem”

Ademais, a verdade é que quem toma anticoncepcional não menstrua de verdade, o que a gente acha que é menstruação na verdade é um sangramento por privação de hormônios, então, de qualquer forma, nós não estamos menstruando.

Quanto ao argumento de que nossa harmonia hormonal fica comprometida, eu sugiro que as pessoas que se preocupam com isso passem 5 dias com uma mulher de TPM, porque aí sim elas vão entender o que é falta de harmonia…

E, ao contrário do que muitas pessoas acreditam, suspender a menstruação não afeta a fertilidade da mulher. Na verdade, por impedir o surgimento da endometriose, que é a maior causa de infertilidade feminina, a suspensão da menstruação pode evitar a infertilidade.

Quem quiser saber mais sobre o assunto eu recomendo que leia o livro ” A Sangria Inútil”, de Elsimar Coutinho.

Acho que nem precisava falar isso, mas como “seguro morreu de velho” eu vou falar: nada de fazer a louca e suspender a menstruação por contra própria, viu? Só um ginecologista pode indicar, após exames, qual método é o mais indicado para cada pessoa. Então, tenham juízo!

Beijos

Ju

julianalopes@patricinhaesperta.com.br

ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Escrito por Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza.

Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá?
Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

O que você achou? Vote

98320 points
Upvote Downvote

Comentários

Comente
  1. tenho 12 anos e eu tenho muito fluxo e muita colica ja tentei o anti-concepcional e parou apenas a colica porem amentruacao vem normal . pelo amor de deus ja estou desesperada e acho q vou apostar na cirurgia .pf se alguem souber algo melhor e que nao precise de uma operacao medica ,me fale ,antes que eu opere.

  2. EU SOU NOVA AQUI,TENHO 12 ANOS E AINDA NO SOU MENSTRUADA SINTO DORES EM TODOS OS LUGARES E TO EM DUVIDA COMO EU VOU MENSTRUADA,TODAS AS MINHA AMIGAS SÃO E EU AINDA Ñ ALGUEM ME AJUDA

  3. Oi Tamires,
    Concordo plenamente com você!
    Eu tomo a mais de 10 anos e NUNCA tive problemas, mas isso tem que ser discutido com um médico…
    Beijos
    Ju

  4. Tomo anticoncepcional de uso contínuo há 4 anos, e nunca tive problemas, antes mesmo não tinha TPM, só cólicas e achava muito incômodo, conversei com minha gineco e comecei, claro que como toda mulher faço revisões todo o ano e anualmente, paro o anticoncepcional por um mês pois pode ter ocorrência de cólicas. A escolha é de cada uma, mas as pessoas se apavoram demais, esse caso da Americana foi um em milhares de mulheres que utilizam o mesmo método. Minha irmã utiliza injetável pois ela tem mioma e minha mãe teve de retirar o útero por conta de um tumor, assim como tenho duas tias com endometriose. Acho que ao invés de entrar em pânico por conta de uma notícia, as mulheres devem procurar se informar com quem realmente entende do assunto (os médicos)

  5. Como eu havia dito,passei pelo gineco terça feira,ele me mandou suspender a aplicação da deproprovera pois estou inchada,mexeu um pouco com a minha pressão e adivinhem só oque foi pior?estou com fibrose no seio esquerdo parecem bolinhas de gude,e dói e queima muito, fiquei um pouco assustada antes do diagnóstico.estou tomando remédio para o seio e já sinto uma pequena diferença,mas a minha menstruação ainda não veio .Era para eu ter tomado injeção dia 22/9,agora estou esperando pra ver se o meu organismo vai normalizar sozinho ou se eu vou ter que entrar num tratamento pra poder menstruar!!
    Ai ,ai como é bom ser mulher!?!?
    bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Carregando ...

0

Comente Pelo Facebook

0 Comentários pelo Facebook

Blog641 - Emagreça Com Cetilistate !

Emagreça Com Cetilistate !

thumbnailCAGW8WCM1 - LIMPEZA DE PELE CASEIRA

LIMPEZA DE PELE CASEIRA