Menstruação: Interromper ou Não?

A interrupção da menstruação é um tema extremamente controverso, principalmente porque dos dois lados (pró e contra) existem argumentos realmente sólidos.

Alguns médicos, dentre os quais Elsimar Coutinho e Malcolm Montgomery, defendem que, além de prejudicial em alguns casos, a menstruação é antinatural.

Sabe-se que anos atrás as mulheres tinham, em média, de 40 a 80 ciclos menstruais durante toda a vida, sendo que atualmente o número varia entre 400 e 500 ciclos, o que é um salto muito grande.

Esse excesso de ciclos menstruais gera um problema gigantesco, pois a cada ciclo e mulher é inundada por uma alta dose de hormônios que gera, no dizer de Malcolm Montgomery, uma “overdose hormonal”.

Essa overdose hormonal provoca inúmeros malefícios para a saúde da mulher, dentre os quais a endometriose, que vem do excesso de ciclos menstruais. Além disso, existem estudos que relacionam o aumento da incidência do câncer de mama com o aumento da quantidade de ciclos menstruais, pois quanto mais a mulher menstrua, maior é a probabilidade de desenvolver o câncer de mama.

Elsimar Coutinho diz que a suspensão da menstruação reduz significativamente a incidência de anemia, mioma, cólica e tensão pré- menstrual.

No sentido oposto, alguns médicos sustentam que ao suspender a menstruação perde-se um sinalizador da saúde feminina e que essa supressão também altera a harmonia do nosso ciclo hormonal.

Agora que eu já falei o que os médicos acham, vou explicar direitinho o que eu acho.

Primeiro que essa discussão de “pode-não-pode” é irrelevante, porque quem tem que decidir isso é a mulher. É ela que sente cólica, que fica louca na TPM, que incha, que fica sensível, que tem enxaqueca, que sofre com mioma, que sente dores terríveis com a endometriose e que pode perder um seio ( e até a vida) por causa de um câncer de mama.

Então, por óbvio,  é a mulher que tem que pesar os prós e os contras e decidir. Pode causar alguns efeitos colaterais? Pode, claro.  Mas são basicamente os efeitos colaterais que a gente já está submetida quando usa a pílula.

Só que da mesma forma que não menstruar pode gerar alguns efeitos, menstruar também pode gerar, e os efeitos podem ser bem mais prejudiciais.

Os que pensam de forma contrária que me desculpem, mas eu não entendo como se pode achar que é natural sentir essa quantidade de coisas que a gente sente quando está menstruada. Como diz a mãe de uma amiga minha, “ isso só pode ser conversa de homem”

Ademais, a verdade é que quem toma anticoncepcional não menstrua de verdade, o que a gente acha que é menstruação na verdade é um sangramento por privação de hormônios, então, de qualquer forma, nós não estamos menstruando.

Quanto ao argumento de que nossa harmonia hormonal fica comprometida, eu sugiro que as pessoas que se preocupam com isso passem 5 dias com uma mulher de TPM, porque aí sim elas vão entender o que é falta de harmonia…

E, ao contrário do que muitas pessoas acreditam, suspender a menstruação não afeta a fertilidade da mulher. Na verdade, por impedir o surgimento da endometriose, que é a maior causa de infertilidade feminina, a suspensão da menstruação pode evitar a infertilidade.

Quem quiser saber mais sobre o assunto eu recomendo que leia o livro ” A Sangria Inútil”, de Elsimar Coutinho.

Acho que nem precisava falar isso, mas como “seguro morreu de velho” eu vou falar: nada de fazer a louca e suspender a menstruação por contra própria, viu? Só um ginecologista pode indicar, após exames, qual método é o mais indicado para cada pessoa. Então, tenham juízo!

Beijos

Ju

julianalopes@patricinhaesperta.com.br

Menstruação: Interromper ou Não?
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

35 Comments
  1. Eu sempre sofri com cólicas e TPM muito forte no periodo menstrual…me dava mts espinhas no rosto, costas, bumbum e braços, ficava com meus seios e barriga inchados e muito doloridos. Fora a irritaçao que eu tinha e oscilaçoes no humor…chorava, ficava deprimida e tal…fui a minha ginecologista e ela me passou o Diane 35.
    Posso dizer que minha vida mudou!!! Esse remedio alem de interromper a menstruaçao ele ajuda no controle da oleosidade da pele e do couro cabeludo. Minhas espinhas foram pro espaço e nem sei mais o que é sentir cólica.
    Bjs

  2. Lilian Calonga disse:

    Oi Ju,
    Há 10 anos tomo injeção a cada 3 meses, e isso interrompe a menstruação, o que pra
    mim foi um alívio pois ficava quase 10 dias menstruada, passando mal.Fiz cirurgia de um mioma, e depois disso pedi ao meu medico para suspender a minha menstruação… Como vc diz há controversias sobre isso,mas euzinha não sinto falta alguma desse incomodo.Mas depende de cada uma…
    Bjs…

  3. Ju, nunca mais tinha comentando aqui só que hoje eu tive que vim aqui compartilhar o que eu sofria.
    Fazem 03 anos que eu não sei o que é ficar menstruada e consequentemente NÃO sinto NADA!! Não tenho TPM, não sinto enxaquecas, cólicas, pressão alta e mais um monte de coisas chatas que eu sentia quando ficava menstruada. Até melhorei das minhas crises de pânico porque sempre perto de menstruar eu estava ficando muito mal com elas. Meu cardiologista indicou que eu procurasse saber mais sobre anticoncepcionais de uso continuo com meu ginecologista e ele me explicou que a mulher não precisa passar por esse sofrimento. Que eu deixando de menstruar eu só iria melhorar e foi o que aconteceu. Uso Gestinol 28 e indiquei pra minha irmã que já foi no medica dela e a medica dela passou um outro pq é assim neh! Nosso medico vai saber qual o melhor pra indicar.
    Parabéns pelo post.
    PS- Desculpa falta de acentos, o teclado aqui do trabalho eh ruim ;(

  4. Eu nunca tive Tpm, mas sofria mt com cólica e ficava menstruada quase o mes inteiro, fiz um zilhão de exames e nunca descobriram nenhuma doemça, ate q minha gineco passou essa injeção q se toma a cada tres meses, segura a menstruação e ainda por cima é anticoncepcional, bom demais p ser verdade neh? mas é!! só q ela pode ser um problema p muitas meninas pq engorda horrores, mas omo eu sempre fui magrela, ate disso eu gostei, mas d um tempo p cá n acho mais ela em farmacia nenhuma =/ e to td desregulada d novo!
    ahh o nome é dpoprovera ou mais ou menos isso p quem quiser pedir p gineco, bjus!

  5. Aaaaaaaaaaaaaah, como eu amo essa lindissíma da Ju!
    Estou em uma semana mega, master , blaster estressante, tenho meta pra bateer no trabalho, ser mamãe, e tentar agradaar meu novo namoradinho rs.
    E como se não bastasse isso, adivinha: Tcharam TPM!!!! Acho q vou surtaar, choro o tempo todo, dpois tenho crises de risos, derepente do esmurrando a porta do quarto.
    Estava eu agora, comendo 3 tipos de doces ao mesmo tempo, qnd leio esse post e meus problemas foram solucionados, ja marquei medico pra semana que vem.
    Valeeu minha flor!

    1. Namoradinho novo heim Bubi????
      Hummmmmmmmmmmm, eu também!kkkkkk
      Ahhh, meu creme chegou, assim que eu ver efeito ( ou não), eu te conto!
      Beijosss

  6. Carmelita Monteiro de Souza disse:

    Parabéns, suas colocações são perfeitas. É com informações que se quebra enigmas.

  7. Post interessante..achei que menstruar era bom o.O talvez não seja tanto

  8. Olá. É a primeira vez q comento aqui, mas já leio há algum tempo. Estou estava querendo interromper a minha menstruação, principalmente devido a enxaqueca q sofro em toda menstruação. Já tomo Belara há alguns anos, mas não estou mais querendo conviver com a dor. Minha médica chegou até a me receitar um, mas me previniu q a enxaqueca pode continuar (ou até piorar) e pode ocasionar tb retenção de líquido e que, caso tivesse algum sangramento era para procurá-la rapidamente. Fiquei um pouco com medo e até hj não comprei o remédio. Mas agora com este post e com os comentários aqui vou pensar melhor na idéia.

  9. eu ñ menstruo a 2 anos e ñ sinto nenhuma falta e depois é como vc falou msm quem toma anticoncepcional e acha que esta menstruando de vdd tem que se informa + Ñ vou dizer que minha tpm foi totalmente instita + que diminuiu bem isso posso dizer ñ é tão forte e dura só dois dias antes durava uns 10 e acho até que mataria alguem de tão descontrolada que a tpm me deixava.

  10. Minha prima interrompeu a menstruação dos 16 aos 20 anos. Tomava injeção de 3 em 3 meses. Ficou mega inchada, com fibrose nos seios e quando teve q suspender o medicamento foi a pior parte. Ficou toda desregulada, menstruava 3 vezes por mês, sentia muitas dores e hoje ela está gorda com milhares de espinhas no rosto. Irreconhecível!! Por esse motivo eu não tive coragem até hoje. Alguém sabe se é prejudicial imendar a cartela de anticoncepcional p interromper temporariamante? Eu tomo Diane 35.

  11. interessante….tenho endometriose ha anos,grau 4 o mais severo ja fiz cirurgia mas nao resolveu e ha anos nao menstruo usando medicaçao…é um alivio…..

  12. Juuuuu minha flor!!!
    só vc msm….
    Eu sofro muuuuuuuuuuuuuito com cólicas, nossa, me da enjôo… e outras coisas…
    sofro muito quando to naqueles dias, e, meu namorado tambem…. com a danada da tpm…
    concordo com vc e penso que so quem pode decidir se é melhor ou nao interromper
    a mestruação é quem passa por ela, eu to pensando em parar, mas ainda vo ouvir alguns
    especialistas…
    ameiii o post!!! ajudou bastante!!!
    beijinhos flor!!!

  13. Meninas, sempre acompanho as matérias, mas nunca me manifestei, contudo, gostaria de relatar minha experiência quanto a interromper menstruação.
    Eu coloquei o MIRENA, a promessa era de 5 anos sem menstruar, só que no meu caso, passava 20 a 24 dias menstruada e 7 sem nada, passei quase 1 ano tentando, (pois o médico dizia que deveria ter paciência) até que desiste. Acabei rompendo com o ginecologista, pois ele não falou nessa possibilidade e sem dizer que o procedimento não é nada barato. Portanto, pesquisem “muito” sobre o melhor método.bjus

  14. Eu não menstruo a 7 anos e me sinto aliviada por isso.Mas….de 2 anos para cá engordei 18 kg e não vi,dá para acreditar?Tenho 32 anos e estou esfolada de espinhas o meu derma mandou eu conversar com o meu gineco para fazer uma nova analise e ver se tem ligação.tenho uma ótima alimentação ,faço acompanhamento com nutricionista e minha tireóide esta normal.Ainda não sei qual a causa dos 18kg,mas espero que não seja por causa da deproprovera trimestral que é a que eu uso.
    Assim que eu retornar do gineco eu volto para dizer qual foi o diagnóstico!!!
    beijos
    estralados

    1. Foi exatamente isso que aconteceu com minha prima. Ela engordou muitooooo e ficou cheia de espinhas. Tinha muita retenção de líquidos. Esse é o meu medo. Depois conta p gente o q o seu médico disse!

      1. vanessa e re, eu tambem tomei essa injeção e, como eu disse no comentario acima, ela realmente engorda muito, mas , no meu caso, n tive nenhum problema com surgimento de espinhas ou qqr alteração na pele, mas qto a engordar , engorda msm , eu sempre quis engordar e nunca consegui, e ate por esse motivo essa injeção se encaixou perfeitamente p mim, acho q vai d pessoa p pessoa msm, bjus!

  15. Vc disse muito bem, nós é que temos que saber o que é melhor pra gente, eu comecei a tomar anticoncepcional que não tem pausa a mais de 2 anos, primeiro por opção, depois pq tinha dores horríveis, osilações de peso e espinhas na tpm, e nunca mais tive nenhum sintoma, inclusive nunca mais tive aumentos de peso (que tinha com os outros anticoncepcionais) e estou muito feliz assim, pois passava quase 10 dias por mês menstruada. Hoje em dia existem vário métodos, mas antes de encontrar o melhor método, vc tem que encontrar um bom ginecologista que te oriente.

  16. Achei muito interessante o post. Eu menstruo, mas acho um absurdo uma mulher sofrer neste periodo tanto com a dor, quanto com ciclos longos, quanto com a TPM. Sou a favor da interrupção da menstruação, se isto for o melhor para mulher…acho que cada uma é cada uma!

    Bjs no coração!!!

  17. Tayná Ramos disse:

    Ju… Parabéns pelo Post!!!
    Aliás.. por tds néh…
    Eu nunca havia pensado em interromper a menstruação, por ignorância mesmo, achava que fazia mal etc etc… mas depois q estudei um pouquinho e descobri esse negócio q vc falou de q qnd a gente toma Acc a gente sangra e não menstrua!
    Tinha esquecido desse assunto e estou pensando sériamente em consultar meu médico, so não quero tomar essa DEPOPROVERA engorda MESMO…fiz uo depois que tive meu 1ºfilho a 5 anos, eu tomei 6 meses, engordei 4kg e nunca mais perdi esses 4 kg…( fora os outros que já vieram junto kkkk) 🙁

    Eu NÃO recomendo a DEPORPOVERA, a não ser que vc queira engordar mesmo!!!!

    Obrigada pela dica e jamais de incomode com os comentários negativos, vc lhida com pessoas, isso é complicado mesmo e o que vc está fazendo é de utilidade publica é saúde!!!

    beijãooo
    🙂

  18. oi meninas!!! sinceramente gostaria muuuuuuito de interromper meu ciclo pq é dose mesmo que `natural´ a gente ter q aturar todo santo mes sofrer com colicas e mal humor kkkkkkk mas ao mesmo tempo eu tenho um suuper meedo!!!!!!!! cs lembram do caso nicole, nos E.U.A.? foi uma corrente nos email porem se descobriu que era real (segue noticia real: http://www.cafemom.com/journals/read/494337/Did_Nicole_Dishuk_die_from_complications_from_birth_control_NOT_COPIED_FROM_snopes_com_One_fact_Did_
    e funeraria http://obit.bizub.com/obit_display.cgi?id=335811&clientid=bizub
    podem clickar viu que naum é virus!!!! ^^

    sei la viu…. mas sera que o `normal´ naum é seguir o `natural´?
    beijos!!!!!

  19. Oi, Ju!
    Que coragem de postar um assunto tão polêmico! Parabéns!
    Não tive tempo de ler os comentários infelizmente. Apoio a iniciativa de muitas de nós de interromper a menstrução. Um dias desses, li de um especialista em evolução das espécies, afirmando que as mulheres começaram a menstruar mensalmente, p/ compensar a diminuição de filhos produzidos ao longo da vida. Basta notar que em todas as espécies, que compartilhamos 90% dos nossos genes, menstruam uma ou no máximo duas vezes ao ano. Portanto o que ocorre conosco (fêmeas Homo sapiens sapiens), é anti-natural do ponto de vista da biologia.
    Bjos.

  20. Eu estava pensando em suspender minha menstruação, pois como a maioria das mulheres tbm tenho muitas cólica e tal´s …
    Mas depois que vi o post da Helô fiquei com medo pois pesquizei em um site e olha o que encontrei….
    Por incômodo que seja o ciclo menstrual, é natural.

    Nicole Dishuk, de 31 anos, recém formada em medicina e a ponto de começar a trabalhar como médica, foi internada de urgência em um hospital para ser operada. Encontraram um coágulo no seu cérebro. No momento em que finalmente removeram a parte direita do seu crânio para aliviar a pressão no cérebro, o coágulo tinha se propagado pelo seu cérebro inteiro, causando danos graves. Foi induzida a coma para interromper a irrigação do sangue, foi operada 3 vezes até que finalmente disseram que já não podiam fazer mais nada por ela. Encontraram vários coágulos no lado esquerdo do seu cérebro, a inflamação não retrocedia e se manteve a vida artificialmente.
    Ela morreu dia 19/01/2010 as 4:30h, deixou para trás um marido, um filho de 2 anos Brandon e um de 4 anos de idade Justin.

    : A causa da morte: Um método Contraceptivo Injetável que permite ter menstruação apenas 3 vezes por ano.

    Perturbar o teu ciclo menstrual, embora seja aprovado pelo FDA, não deveria ser! Mulheres, peço-lhes que façam um boicote a este produto e que suportem o período menstrual de cada mês porque podem viver uma vida mais saudável!!!
    Por favor, transmitam esta mensagem às mulheres e lembrem-se que vocês podem salvar uma vida. Todos os que usam qualquer tipo de contraceptivo, por favor leiam os efeitos secundários: trombose, embolia, acidente vascular cerebral, etc.

    1. Silvia Duarte disse:

      Verdade! Também li o caso Nicole e me deixou bastante preocupada. Se pararmos para refletir vamos ver tudo que é novidade não se tem dados conclusivos sobre os reflexos a longo prazo. Pensem quantos anos a história disse que fumar era sexy, “cool”. Pensem que nossos antepassados utilizavam drogas, entorpecentes, para filosofar ou fazerem suas Artes. São exemplos clássicos que desmistificaram muitos anos depois. Há muita coisa que, infelizmente, a medicina irá descobrir os malefícios daqui a 10, 20, 50 anos.
      Abração,
      Silvinha.

  21. Como eu havia dito,passei pelo gineco terça feira,ele me mandou suspender a aplicação da deproprovera pois estou inchada,mexeu um pouco com a minha pressão e adivinhem só oque foi pior?estou com fibrose no seio esquerdo parecem bolinhas de gude,e dói e queima muito, fiquei um pouco assustada antes do diagnóstico.estou tomando remédio para o seio e já sinto uma pequena diferença,mas a minha menstruação ainda não veio .Era para eu ter tomado injeção dia 22/9,agora estou esperando pra ver se o meu organismo vai normalizar sozinho ou se eu vou ter que entrar num tratamento pra poder menstruar!!
    Ai ,ai como é bom ser mulher!?!?
    bjs

  22. Tomo anticoncepcional de uso contínuo há 4 anos, e nunca tive problemas, antes mesmo não tinha TPM, só cólicas e achava muito incômodo, conversei com minha gineco e comecei, claro que como toda mulher faço revisões todo o ano e anualmente, paro o anticoncepcional por um mês pois pode ter ocorrência de cólicas. A escolha é de cada uma, mas as pessoas se apavoram demais, esse caso da Americana foi um em milhares de mulheres que utilizam o mesmo método. Minha irmã utiliza injetável pois ela tem mioma e minha mãe teve de retirar o útero por conta de um tumor, assim como tenho duas tias com endometriose. Acho que ao invés de entrar em pânico por conta de uma notícia, as mulheres devem procurar se informar com quem realmente entende do assunto (os médicos)

  23. Oi Tamires,
    Concordo plenamente com você!
    Eu tomo a mais de 10 anos e NUNCA tive problemas, mas isso tem que ser discutido com um médico…
    Beijos
    Ju

  24. EU SOU NOVA AQUI,TENHO 12 ANOS E AINDA NO SOU MENSTRUADA SINTO DORES EM TODOS OS LUGARES E TO EM DUVIDA COMO EU VOU MENSTRUADA,TODAS AS MINHA AMIGAS SÃO E EU AINDA Ñ ALGUEM ME AJUDA

  25. tenho 12 anos e eu tenho muito fluxo e muita colica ja tentei o anti-concepcional e parou apenas a colica porem amentruacao vem normal . pelo amor de deus ja estou desesperada e acho q vou apostar na cirurgia .pf se alguem souber algo melhor e que nao precise de uma operacao medica ,me fale ,antes que eu opere.

Leave a Reply

Your email address will not be published.