Essa semana reli um livro do Osho que gosto muito e quero dividir com vocês.
Muita gente tem restrições ao Osho e muito mais gente acha que tudo o que ele falou era um absurdo e que ele era um louco, um golpista ou sei lá o que.
A minha opinião é a seguinte: eu não tenho nada com o fato de ele ter sido ( supostamente) louco, golpista ou sei lá o que. O que me interessa é que o que ele escreveu e o que ele falou, tocou, de alguma forma, algum lugar do meu ser e só por isso ele merece ser lido por mim.
Ops, agora que boquinha faladeira já cumpriu sua função, vamos falar do livro, né?
1- Você só vê aquilo que é. Todas as pessoas são apenas espelhos; você vê a si mesmo. Portanto, não se preocupe com os outros; pense em si mesmo.
2-Você se tornou tão agarrado à prisão, que não quer sair dela. Mesmo que as portas fiquem abertas, você não foge. Fica enganando a si mesmo sem olhar para a porta. Fica fingindo que a porta está fechada e os guardas estão lá. Mas você quer ficar na prisão; está preso demais. Investiu muito nessa prisão. Na verdade, você começou a ver a prisão como seu lar. O mundo exterior parece estranho e selvagem e você sente medo.
3-As pessoas têm medo da liberdade e temem conhecer a vida mais profundamente. As pessoas têm medo de amar, têm medo de ser. Viveram muito tempo na escuridão, agora temem a luz – com medo, elas não são capazes de abrir os olhos; com medo, elas estão ofuscadas, seus olhos quase destruídos; com medo, porque suas vidas na escuridão tornaram-se rotinas estabelecidas. É seguro. Por que arriscar? Por que ir para o desconhecido e inexplorado?
4-E há apenas uma coisa que eu posso dizer a você: no seu problema está oculta a solução. O problema é só a semente. Se você o penetrar profundamente, a solução brotará. A sua ignorância é a semente. Se você entrar profundamente dentro dela, o conhecimento florescerá. O seu tremor, o seu congelamento, é o problema. Entre dentro dele e o calor surgirá. Na verdade, tudo lhe é dado — tanto a pergunta quanto a resposta, tanto o problema quanto a solução, tanto a ignorância quanto o conhecimento. Você só tem que olhar para dentro.
5-Não busque Deus em nenhum outro lugar; ele está bem a seu lado. Não o busque longe. Esse será o caminho — o caminho certo — para perdê-lo. Ele está muito perto. Na verdade, dizer que está perto não é correto, pois a proximidade também demonstra uma certa distância. Ele está dentro de você — Ele é você! Você nunca se afastou Dele; não pode afastar-se; Ele é a sua própria natureza. Neste exato momento está dentro de você.
Quem quiser o livro, basta me enviar um e-mail que envio o PDF, tá?
Beijos
Ju
@JuLopesL / [email protected]
https://www.facebook.com/JuLopesPE