A pele oleosa é a mais difícil de tratar. Você passa uma base, ela escorre e estraga também o blush, o corretivo e a sombra. Tudo fica acumulado e o brilho na pele aumenta a cada hora, deixando sua maquiagem toda borrada. A testa, o nariz e o queixo ficam com a oleosidade mais acentuada e o brilho concentrado provoca pequenas espinhas e cravos. É um saco! Mas tem solução. A gente sabe que parece impossível disfarçar a oleosidade, mas acredite, tem como ficar com um make lindo e inteiro até o final do dia!
A pele oleosa, seja ela no grau mais leve ou no mais forte, causa um mal-estar na mulher que sofre com essa situação. E quando a maquiagem é usada de forma errada, pode aumentar esse aspecto e piorar ainda mais a aparência. Para reverter isso, é preciso, antes de tudo, começar com uma limpeza específica: sabonete líquido de limpeza profunda com pH neutro é importantíssimo para deixar a pele mais saudável. Ele consegue retirar a sujeira e resíduos das camadas da pele, que aumentam a oleosidade. Com a limpeza em dia, a pele começa a ficar com menos brilho.
A limpeza deve ser feita diariamente, pela manhã e antes de dormir. Assim, a pele começa a não acumular essas toxinas e resíduos, ficando mais limpa e menos gordurosa. Para saber como é esse tratamento corretamente, procure ajuda médica.
Só um dermatologista vai conseguir dizer qual o tratamento de limpeza mais indicado para o seu caso. A limpeza vai muito além do sabonete, já que ela também é feita com cremes, ácidos e outros produtos específicos para tratar e combater a oleosidade.
Outra maneira de amenizar a oleosidade é sempre optar produtos de maquiagem sem óleo na composição. E nesta lista entra: protetor solar, prime, cremes, BB Cream, base, corretivo, pó compacto, blush, sombras e tudo mais que você quiser aplicar no seu rosto. Esses produtos, chamados pelas marcas do mundo inteiro de oil free, não possuem óleos na composição e, assim, deixam a pele mais sequinha e com menos brilho.
Ou seja, eles não vão aumentar o brilho e nem a oleosidade. Além disso, esses produtos sem óleos têm textura mais leve, não deixam a pele com um aspecto pesado e também conseguem melhorar o rosto, deixando a aparência mais saudável. Na maquiagem da pele oleosa não pode faltar o pó compacto, pois ele consegue absorver e controlar a oleosidade, deixando a pele mais bonita e natural. Esses produtos são os mais indicados para a pele oleosa.
Mesmo usando esses produtos, não é indicado dormir com a maquiagem no rosto. Deixar os poros fechados com impurezas, como a maquiagem, prejudicam a limpeza e aumentam a oleosidade e o aspecto sujo e pesado. A base, por exemplo, tranca os poros e não deixa a pele respirar. Por isso, limpeza todas as noites, ok?
Ah, e falando em base, sempre escolha aquelas menos hidratantes, líquida e de textura suave e não cremosa. Elas penetram melhor nas camadas da pele e evitam a oleosidade. A melhor maneira é aplicar toda a maquiagem com pincéis e não com os dedos. Assim, os produtos não ficam tão acumulados.