Quando falei que jamais passo ano novo de branco várias pessoas estranharam e me perguntaram o porquê, já que aqui no Brasil é tradição usar branco na passagem do ano, costume trazido pelos africanos. Acontece que eu sou muito fã da cultura oriental, e como os chineses, que tem uma história de milhares de anos na nossa frente, dizem que branco é luto, não uso branco de jeito nenhum!
Pode ser besteira? Lógico! Mas eu acredito tanto nisso que pra mim é verdade… Então vou contar minhas manias de ano novo, tá? Vou começar pelas roupas…
No geral eu uso verde, púrpura ( não é lilás), laranja, coral, turquesa ou vermelho.
Gosto mesmo de passar de verde ( ano passado passei de verde e rosa), que simboliza novos começos, crescimento, abundância, prosperidade, cura, regeneração, harmonia e abertura. Mas sempre misturo o verde com outra cor e SEMPRE uso alguma coisa vermelha, inclusive as unhas. Pode ser uma pulseira, um anel, qualquer coisa, mas tem que ter vermelho que, segundo a tradição chinesa, atrai a sorte.
Aqui no Brasil usa-se muito amarelo para atrair dinheiro, mas de acordo com os conhecimentos antigos a cor do dinheiro é o verde e o púrpura, que simboliza também o poder.
Coral é uma cor muito bem vinda também, porque diziam os persas que era a cor que trazia sorte ao lar e elevava a felicidade.
Sempre uso saia ou vestido, que tem que ser soltinho, pois se algo apertar não é bom, dizem que a gente passa o ano apertado…É verdade? Não faço idéia, mas eu é que não vou correr risco sem necessidade!kkk
Lógico que a roupa tem que ser nova e a calcinha também! É super difícil achar calcinha púrpura, verde, coral ou laranja, mas eu fuço tudo até encontrar!
Eu gosto de antes do ano novo lavar a roupa com água e alfazema, como se faz com roupa de criança…
Sapato tem que ser confortável, portanto eu passo de rasteirinha, pois geralmente meu reveillon é na praia ou em algum lugar que tenha muito verde. Lógico que não uso sapato branco…Como é complicado achar rasteirinhas coloridas (lembrem-se de que eu moro no fim do mundo) me jogo no dourado, que simboliza sabedoria, confiança e riqueza.
Ah, tem que ter uma nota de dinheiro dentro da sandália, pois os orientais dizem, e eu não questiono, que a energia entra pelo pé.
É obvio que me enfeito toda: dá-lhe colar, pulseira, brinco, tornozeleira e anéis, sempre dourados. Como gosto demais de penduricalhos, prefiro os que tenham pingentes de sorte ( sim, eu acredito nela!): trevo de quatro folhas, canela, sal grosso, olho grego e outros.
Tenho várias manias também para a casa, para a meia noite, essas coisinhas todas, mas isso é coisa pra outro post, tá?
Beijos
Ju
@JuLopesL / [email protected]