Tá na Hora de Reduzir o Açúcar, Sabia?

O açúcar  é um perigo e isso todo mundo está careca de saber, não é mesmo? O problema é que a gente sabe, mas finge que não sabe, o que é uma pena, pois ele causa muitos danos e deveria ter o consumo controlado, e isso pro nosso próprio bem!

A questão é que o açúcar está em tudo, e na maioria das vezes a gente nem se dá conta de que o que estamos ingerindo contém uma bomba desse pozinho branco tão gostoso quanto perigoso, sobretudo porque ele é largamente utilizado como conservante de alimentos industrializados. Só pra se ter uma noção, o consumo diário recomendado é de 10 colheres das de chá de açúcar, o que equivale a 50 gramas, mas o consumo médio por pessoa chega a 22 colheres por dia, o que é bem mais que o dobro do que é recomendado!

Mas porque o açúcar é vilão? Por vários motivos, sobretudo porque está relacionado com várias doenças perigosas, inclusive a obesidade. Pouco tempo atrás a OMS confirmou a relação entre obesidade e consumo de açúcar, então o que era hipótese hoje é certeza, e é preciso evitar o seu consumo porque supõe-se que o açúcar seja uma substância viciante, o que é um problema pra quem é obeso, pois quanto mais a pessoa consumir, mais vai desejar, e a obesidade está relacionada a doenças como hipertensão e diabetes, dentre outros, o que significa um risco ainda maior.

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Falando em diabetes, é fato que tanto o açúcar quanto os carboidratos são convertidos em glicose, e quem exagera na ingestão desses dois acaba desenvolvendo resistência à insulina, e isso é causa de muitos problemas, podendo ser porta de entrada pra diabetes tipo 2, por exemplo. Há estudos, ainda, que relacionam as elevadas taxas de açúcar no sangue com o câncer colorretal nas mulheres, e embora não se saiba exatamente qual a ligação, sabe-se que ela existe.

No mais, o consumo de açúcar favorece o envelhecimento precoce, já que acelera a glicação, que é um dos processos responsáveis pelo envelhecimento das células. Além disso, o consumo excessivo de açúcar causa falhas na memória, vez que ocasiona microlesões cerebrais que causam problemas na região do aprendizado e também da memória.

Agora que já se sabe que não dá pra brincar, vem a pergunta principal: como conseguir reduzir o consumo diário de açúcar?

Pra começar, opte sempre por alimentos naturais,  como as frutas, por exemplo, que apesar de terem açúcar, são saudáveis e ricas em nutrientes extremamente benéficos, ao contrário dos doces industrializados que são meras calorias vazias. No mais, as frutas são ricas em fibras, o que ajuda a controlar o processo de absorção de açúcar, evitando os picos glicêmicos.

Optar pelos carboidratos complexos, ou seja, os refinados, é também uma boa pedida, já que ao contrário dos carboidratos refinados eles contém um índice glicêmico mais baixo, o que evita os picos de açúcar no sangue. No mais, possuem fibras que são benéficas ao organismo.

Reduzir o consumo de refrigerantes também é um passo muito importante, pois além de fazerem mal por outros motivos, eles são bem ricos em açúcar!

Beijos

Ju Lopes

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Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

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