O açúcar é um perigo e isso todo mundo está careca de saber, não é mesmo? O problema é que a gente sabe, mas finge que não sabe, o que é uma pena, pois ele causa muitos danos e deveria ter o consumo controlado, e isso pro nosso próprio bem!
A questão é que o açúcar está em tudo, e na maioria das vezes a gente nem se dá conta de que o que estamos ingerindo contém uma bomba desse pozinho branco tão gostoso quanto perigoso, sobretudo porque ele é largamente utilizado como conservante de alimentos industrializados. Só pra se ter uma noção, o consumo diário recomendado é de 10 colheres das de chá de açúcar, o que equivale a 50 gramas, mas o consumo médio por pessoa chega a 22 colheres por dia, o que é bem mais que o dobro do que é recomendado!
Mas porque o açúcar é vilão? Por vários motivos, sobretudo porque está relacionado com várias doenças perigosas, inclusive a obesidade. Pouco tempo atrás a OMS confirmou a relação entre obesidade e consumo de açúcar, então o que era hipótese hoje é certeza, e é preciso evitar o seu consumo porque supõe-se que o açúcar seja uma substância viciante, o que é um problema pra quem é obeso, pois quanto mais a pessoa consumir, mais vai desejar, e a obesidade está relacionada a doenças como hipertensão e diabetes, dentre outros, o que significa um risco ainda maior.
Falando em diabetes, é fato que tanto o açúcar quanto os carboidratos são convertidos em glicose, e quem exagera na ingestão desses dois acaba desenvolvendo resistência à insulina, e isso é causa de muitos problemas, podendo ser porta de entrada pra diabetes tipo 2, por exemplo. Há estudos, ainda, que relacionam as elevadas taxas de açúcar no sangue com o câncer colorretal nas mulheres, e embora não se saiba exatamente qual a ligação, sabe-se que ela existe.
No mais, o consumo de açúcar favorece o envelhecimento precoce, já que acelera a glicação, que é um dos processos responsáveis pelo envelhecimento das células. Além disso, o consumo excessivo de açúcar causa falhas na memória, vez que ocasiona microlesões cerebrais que causam problemas na região do aprendizado e também da memória.
Agora que já se sabe que não dá pra brincar, vem a pergunta principal: como conseguir reduzir o consumo diário de açúcar?
Pra começar, opte sempre por alimentos naturais, como as frutas, por exemplo, que apesar de terem açúcar, são saudáveis e ricas em nutrientes extremamente benéficos, ao contrário dos doces industrializados que são meras calorias vazias. No mais, as frutas são ricas em fibras, o que ajuda a controlar o processo de absorção de açúcar, evitando os picos glicêmicos.
Optar pelos carboidratos complexos, ou seja, os refinados, é também uma boa pedida, já que ao contrário dos carboidratos refinados eles contém um índice glicêmico mais baixo, o que evita os picos de açúcar no sangue. No mais, possuem fibras que são benéficas ao organismo.
Reduzir o consumo de refrigerantes também é um passo muito importante, pois além de fazerem mal por outros motivos, eles são bem ricos em açúcar!
Beijos