Oi meninas!
Muitas pessoas não conseguem terminar um relacionamento, mesmo quando ele é muito problemático e traz muitos sofrimentos para todos os envolvidos, incluindo familiares e amigos. Existem muitos fatores que fazem do relacionamento um verdadeiro inferno, como o ciúme excessivo (mais AQUI), uso de drogas/álcool, inseguranças, agressões físicas e verbais, conflitos entre familiares e até mesmo algumas características de personalidade e comportamentos destrutivos que fazem a convivência ser bastante turbulenta.
Quando começamos um relacionamento, geralmente nos afastamos de amigos, familiares e nos focamos no amor que estamos sentindo, ficamos fazendo planos e é ai que reside o perigo: as expectativas que criamos, as fantasias e ilusões de que é o príncipe encantado, de que é perfeito e que a felicidade só será possível com aquela pessoa.
Muitas vezes, quando percebemos que há algo errado e que o relacionamento não vai levar a nada, costumamos acreditar que com o tempo a pessoa vai mudar, que iremos conseguir mudar a pessoa e que a felicidade um dia chegará. Mas não temos o poder de mudar ninguém, o tempo só traz clareza e nos deparamos com um relacionamento problemático e conturbado, que nos faz sofrer muito e que, ainda assim, não conseguimos por um fim. Nesse caso, o que existe é uma DEPENDÊNCIA EMOCIONAL, seja por medo de ficar sozinha, seja como meio de fugir de algum outro problema ou até mesmo por depender financeiramente.
Tal dependência se fortalece quando a pessoa tem medo de mudanças, de sair da zona de conforto e quando ela acredita ser incapaz de reestruturar sua vida. Quem se acostuma com o sofrimento e com a infelicidade, está abrindo mão de inúmeras possibilidades futuras e até mesmo da chance de encontrar um verdadeiro amor e ter um relacionamento saudável.
A crença de que “ruim com ele, pior sem ele” só traz mais ansiedade e inseguranças diante da possibilidade de escolher um novo caminho, sem sofrimentos mas totalmente novo. Outra coisa que está relacionada à dependência emocional é a baixa auto-estima, que nos leva a aceitar qualquer coisa que nosso companheiro possa nos dar.
Assim, se você está em um relacionamento problemático e não consegue terminar, reflita a respeito do que é que te prende a essa situação, avalie suas atitudes e seus comportamentos, pois sua vida amorosa é responsabilidade sua. Procure também a ajuda de um Psicólogo e não se esqueça que toda mudança necessita QUERER, AGIR, PERSISTIR e PACIÊNCIA.
Beijos!
Amanda ([email protected])