Muitos alimentos, além de contribuírem para a manutenção do peso, proporcionam inúmeros benefícios para a saúde, pois são ricos em nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo. Vejam abaixo alguns exemplos desses alimentos e o que, exatamente, eles proporcionam de bom para a saúde.
1- Batata Doce
Pra começar, uma coisa que amo: batata doce! Não sei se nos demais estados do país ela faz parte do cardápio diário, mas por aqui é consumida no café da manhã (cozida, assada ou frita…hummmmm), no almoço e no café da tarde.
É, ela é extremamente calórica, duas vezes mais que a batata normal, e também mais rica em carboidratos, mas é também uma ótima fonte de potássio, vitamina A, tiamina, riboflavina, fósforo, ferro, cálcio, de fibras, de betacaroteno e de vitamina C. Ou seja, é amiga da saúde! Além disso, contém antocioanina, substância antioxidante potente que ajuda no combate ao câncer.
2- Lentilhas
A lentilha, tão falada nas festas de final de ano, proporciona muito mais do que a prometida fartura e boa sorte. Ela é fonte rica de proteína vegetal, o que é essencial tanto na formação quanto no fortalecimento da massa muscular, isso sem falar na ajuda na cicatrização dos ferimentos. Além disso, possui altos teores de vitaminas,, ácido fólico, minerais, como o ferro, fósforo, o selênio, o magnésio e fibras, o que é essencial para o bom funcionamento intestinal.
3-Inhame
Tá aí outra coisa que eu adoro e não abro mão! Por aqui dizem que ele “limpa” o sangue e fortalece o sistema imunológico. Mas, o certo é que o inhame é rico em potássio, fósforo, fibras, vitamina B6, proteínas e carboidratos.
Como é rico em potássio, ajuda no controle da pressão arterial e ajuda a combater a retenção hídrica. Já a vitamina B6 reduz o risco de doenças cardíacas, dentre outras coisas. O inhame ajuda na prevenção da artrite, osteoporose e cálculos renais, além de manter a memória funcionando.
Pra quem precisa perder peso, vale ressaltar que o inhame ajuda nessa questão, pois é rico em fibras que proporcionam uma maior sensação de saciedade.
4-Rabanete
O rabanete, apesar de não ser muito consumido por aqui, é rico em nutrientes, como magnésio, fósforo, potássio, fibras, vitamina C e cálcio, e possui inúmeras propriedades medicinais. Ele limpa as vias respiratórias, reforça o sistema imunológico, estimula as funções digestivas.
Além de ser pobre em calorias, o rabanete contém duas importantes substâncias antioxidantes, a zexantina e e a luteína. Vale lembrar que as raízes e folhas do rabanete são diuréticas, calmantes, mineralizantes, alcalinizantes, tônicas, antiescorbúticos, eupépticos e aperientes.
5- Cará
O cará, que tem o gosto similar ao da batata e é muito confundido com o inhame, é fonte rica de carboidratos, ajuda na recuperação muscular (importante para atletas), turbina o sistema imunológico e, de quebra, combate os radicais livres.
É um alimento energético, contém altas doses de vitamina B5, vitamina B1 e demais vitaminas do complexo B, o que ajuda no processo digestivo e, parte ruim, estimula o apetite.
Segue no próximo post!
Beijos
Ju Lopes