Manchas de Verão: Como Evitar?

Contei, no post anterior, um pouco do drama das minhas manchas de pele. Daí achei legal fazer posts explicando como elas surgem, como evitar e como tratar.

O Que Causa As Manchas?

São vários os causadores das manchas, como a ação do tempo (manchas senis), hormônios, herança genética, alguns alimentos (tudo o que for cítrico mancha a pele!), mas o pior de todos, o responsável mor, o capitão do time, é o tal danado do sol! O problema maior do sol é que o efeito dos raios solares na pele é cumulativo. Assim, são somados todos os efeitos causados por todas as horas de exposição solar a que ficamos submetidos desde que nascemos. Triste, a vida!

Em relação às manchas, o que acontece é que o excesso de exposição solar, que varia de pessoa para pessoa, e, consequentemente, de raios solares, acaba estimulando a produção de melanina de maneira irregular, o que dá origem às manchas. As meninas de pele clara são as que mais sofrem com o problema, assim como as meninas que se expõem muito ao sol. As áreas mais afetadas são as áreas mais sensíveis, como o colo, o rosto, as mãos, os ombros, os braços e o pescoço, mas elas podem aparecer em qualquer parte do corpo.

ROSTO_COR

Filtro Solar: A Melhor Arma!

Por isso, para evitar esse tipo de problema, a melhor arma é o filtro solar e não tem conversa! Além de evitar as manchas, o filtro solar também ajuda no clareamento das mesmas. O filtro precisa ser aplicado antes da exposição solar e reaplicado de 2 em 2 horas, sempre que transpirarmos demais ou após mergulho no mar ou na piscina. Escolha o filtro solar mais indicado para o seu tipo de pele (oleosa, seca, mista, sensível etc), bem como o fator de proteção mais adequado. Outra coisa que vale lembrar: filtro solar não é só para o rosto! Ele pode, deve e precisa ser aplicado no corpo todo, certo?

Ainda no quesito filtro solar, vale alertar que qualquer tratamento para manchas deve ser acompanhado de filtro solar, porque a pele tende a ficar muito mais sensível com o uso de ácidos e ativos clareadores. Quem usa ácidos ou clareadores e “esquece” o filtro solar tem grandes chances de acabar com manchas bem maiores do que aquelas que pretendia tratar!

Dicas Extras

Além disso, evite a exposição solar direta das 10 às 16 horas, pois é nesse horário que há a maior incidência dos raios ultravioleta do tipo B, que são causadores do câncer de pele. Em todos os casos, vale abusar de bonés, chapéus (de abas largas!) e demais acessórios que ajudem a proteger a pele do efeito dos raios solares.

O Tratamento

Ainda falarei sobre os tratamentos disponíveis em um tópico específico, mas, só para ilustrar, são muitas as substâncias clareadoras que podem ser utilizadas em casa, como a hidriquinona, o ácido azeláico e o ácido retinóico, por exemplo, que dificultam a formação de novos pigmentos. Existem, ainda, os procedimentos feitos em consultórios, como lasers e peelings, mas isso é assunto para outro post!

Beijos

Ju Lopes

Manchas de Verão: Como Evitar?
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

1 Comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.