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Alimentos Que Turbinam a Sua Saúde!

Muitos alimentos, além de contribuírem para a manutenção do peso, proporcionam inúmeros benefícios para a saúde, pois são ricos em nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo. Vejam abaixo alguns exemplos desses alimentos e o que, exatamente, eles proporcionam de bom para a saúde.

1-      Batata Doce

Pra começar, uma coisa que amo: batata doce! Não sei se nos demais estados do país ela faz parte do cardápio diário, mas por aqui é consumida no café da manhã (cozida, assada ou frita…hummmmm), no almoço e no café da tarde.

É, ela é extremamente calórica, duas vezes mais que a batata normal, e também mais rica em carboidratos, mas é também uma  ótima fonte de potássio, vitamina A, tiamina, riboflavina, fósforo, ferro, cálcio,  de fibras, de betacaroteno e de vitamina C. Ou seja, é amiga da saúde! Além disso, contém antocioanina, substância antioxidante potente que ajuda no combate ao câncer.

2-      Lentilhas

A lentilha, tão falada nas festas de final de ano, proporciona muito mais do que a prometida fartura e boa sorte. Ela é fonte rica de proteína vegetal, o que é essencial tanto na formação quanto no fortalecimento da massa muscular, isso sem falar na ajuda na cicatrização dos ferimentos. Além disso, possui altos teores de vitaminas,, ácido fólico, minerais, como o ferro, fósforo, o selênio, o magnésio e fibras, o  que é essencial para o bom funcionamento intestinal.

3-Inhame

Tá aí outra coisa que eu adoro e não abro mão! Por aqui dizem que ele “limpa” o sangue e fortalece o sistema imunológico. Mas, o certo é que o inhame é rico em potássio, fósforo, fibras, vitamina B6, proteínas e  carboidratos.

Como é rico em potássio, ajuda no controle da pressão arterial e ajuda a combater a retenção hídrica. Já a vitamina B6 reduz o risco de doenças cardíacas, dentre outras coisas. O inhame ajuda na prevenção da artrite, osteoporose e cálculos renais, além de manter a memória funcionando.

Pra quem precisa perder peso, vale ressaltar que o inhame ajuda nessa questão, pois  é rico em fibras que  proporcionam uma maior sensação de saciedade.

4-Rabanete

O rabanete, apesar de não ser muito consumido por aqui, é rico em nutrientes, como magnésio, fósforo, potássio, fibras, vitamina C e cálcio,  e possui inúmeras propriedades medicinais. Ele limpa as vias respiratórias, reforça o sistema imunológico, estimula as funções digestivas.

Além de ser pobre em calorias, o rabanete contém duas importantes substâncias antioxidantes, a zexantina e e a luteína. Vale lembrar que as raízes e folhas do rabanete são diuréticas, calmantes, mineralizantes, alcalinizantes, tônicas, antiescorbúticos, eupépticos e aperientes.

5- Cará

O cará, que tem o gosto similar ao da batata e é muito confundido com o inhame, é fonte rica de carboidratos, ajuda na recuperação muscular (importante para atletas), turbina o sistema imunológico e, de quebra, combate os radicais livres.

É um alimento energético, contém altas doses de vitamina B5, vitamina B1 e demais vitaminas do complexo B, o que ajuda no processo digestivo e, parte ruim, estimula o apetite.

Segue no próximo post!

Beijos

Ju Lopes

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Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. 👯 Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas 😘

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